SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44682 - EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE POR OPÇÃO E PRESSÃO AMANDA DA CONCEIÇÃO ALONSO - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, SARA FAUSTO ALVES - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, REBECA RIBEIRO DE ABREU - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, MARIA DE FÁTIMA FAUSTO ALVES - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, FERNANDA ZERBINATO BISPO VELASCO - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, CRISTIANE ROSA MAGALHÃES - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, ÚRSULA PÉRSIA PAULO DOS SANTOS - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, VICTÓRIA MACHADO ANSELMO - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, JOÃO VITOR DE OLIVEIRA VIEIRA - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU, MARCELA DOS SANTOS FERREIRA - CEFET/RJ CAMPUS NOVA IGUAÇU
Período de Realização Este trabalho foi realizado entre abril de 2020 e dezembro de 2021, durante a pandemia de COVID-19.
Objeto da experiência O objeto da experiência foi a educação em saúde, através de mídias sociais, conduzida por alunos de um curso técnico em enfermagem.
Objetivos O objetivo central do trabalho era realizar educação em saúde com qualidade, numa linguagem simples e abrangente, com possibilidade de alcançar um público maior do que aquele dos encontros presenciais.
Metodologia Foi criado o canal SUStenta no Youtube, no qual eram divulgados vídeos sobre saúde em geral. Oportunamente utilizou-se a plataforma Instagram, na qual, foram postados cards e realizadas apresentações ao vivo, mantendo interação com o público através do chat de mensagens. Todas as atividades eram cuidadosamente elaboradas com base em literatura científica, e apresentadas em linguagem de fácil compreensão.
Resultados Apesar da pandemia de COVID-19 não ser o motivador para a realização da educação em saúde por meios virtuais, assuntos sobre esta nova doença foram tema de vários vídeos e postagens. As publicações, vídeos e transmissões ao vivo , também abordaram assuntos tema do mês, conhecimentos sobre o SUS, diabetes, carteira de vacinação, dentre outros temas. Após a criação do perfil no Instagram, o número de inscritos no canal SUStenta aumentou, bem como a visualização dos vídeos.
Análise Crítica Percebeu-se nos encontros presenciais de educação em saúde, realizados previamente, muitos dos ouvintes desejavam mais informações sobre saúde. Assim, transpor o processo de educação em saúde para meios online seria uma opção de trabalhar mais conteúdos, alcançando público mais amplo, além do conteúdo poder ser acessado sob livre demanda. Tal transposição foi forçada pela pandemia, gerando desafios para o grupo de trabalho. Entretanto, foi a via para continuar realizando educação em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O preparo das atividades gerou aprendizado para alunos e docentes. Pois educar em saúde, ao mesmo tempo demanda fundamentação teórica consistente, e requer abordagem simples e direta. Embora os vídeos, publicações escritas e transmissões ao vivo, apresentem potencial de longo alcance, não foi realizada avaliação de se, e/ou como as informações veiculadas influenciaram o público alcançado, no que diz respeito à promoção da saúde.
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