SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44624 - A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA JOVENS: ENTRELAÇOS DA SEXUALIDADE ELAINE CRISTINY EVANGELISTA DOS REIS - UFOPA, MARLY MARQUES DA CRUZ - ENSP, ELIANE PORTES VARGAS - INSTITUTO OSWALDO CRUZ
Apresentação/Introdução A sexualidade se expressa de forma dinâmica através de construções que ultrapassam a esfera biológica e se atrelam a aspectos sociais, culturais, psicológicos e históricos. Abordar essa temática, exige experiências pedagógicas diversificadas e alinhadas com a sociedade na qual os jovens estão inseridos. Assim, os materiais educativos, têm papel relevante para aprendizagem significativa.
Objetivos Elaborar uma cartilha educativa para jovens sobre sexualidade, contemplando aspectos relacionados a diversidade sociocultural, possibilitando representatividade para indígenas, quilombolas e ribeirinhos;
Metodologia A cartilha foi estruturada entre 2020 e 2022, durante o Doutorado na ENSP, para provocar reflexões e representatividade no campo da sexualidade, pautada naquilo que é significativo para os jovens, sem uma intencionalidade em reforçar os padrões de saúde definidos pelas instâncias governamentais. Foi formulada de forma participativa em parceria com jovens, representantes indígenas, quilombolas e de áreas rurais, levantando conteúdos que fossem relevantes para esses jovens, para agrupar além de aspectos biológicos, questões sociais e culturais, com base na perspectiva dos atores envolvidos, que vivem diferentes juventudes, buscando integrar os valores, costumes e reduzir vulnerabilidades.
Resultados A produção da cartilha educativa, despertou a tenção para um campo ainda não tão explorado, a sexualidade de jovens em áreas de diversidade sociocultural e vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas, porque existe publicado um número muito grande de materiais educativos do ponto de vista das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas, ao direcionar o olhar para a sexualidade de forma ampliada, a quantidade de publicações é reduzida e quando encontrado, a grande maioria associa a sexualidade a prevenção de IST e de gravidez e não faz referência a diversidade sexual, cultural e não traz identidade quanto aos grupos que compõem o Brasil.
Conclusões/Considerações Apesar da consciência de que o material educativo é incapaz de responder todas as lacunas com relação ao tema, acredita-se seja um ponto de partida para novas indagações, para servir de apoio para os jovens estudantes, bem como para colaborar na prática docente, diante de um cenário político de incertezas no campo de ações de sexualidade no âmbito escolar, não podendo perder momentos oportunos, para ampliação do diálogo sobre sexualidade.
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