SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43850 - DE QUE FORMA E POR QUE MEIOS AS RECOMENDAÇÕES GOVERNAMENTAIS SOBRE PREVENÇÃO ÀS ARBOVIROSES CHEGAM ÀS MULHERES EM IDADE FÉRTIL DE UMA ÁREA VULNERÁVEL DE FORTALEZA LÍVIA KARLA SALES DIAS - UFC, ADRIANO FERREIRA MARTINS - UFC, CARLOS ERASMO SANHUEZA SANZANA - UFC, FRANCISCO GUSTAVO SILVEIRA CORREIA - UFC, ÍTALO WESLEY OLIVEIRA DE AGUIAR - UFC, FRANCISCO MARTO LEAL PINHEIRO JÚNIOR - UFC, LIGIA REGINA FRANCO SANSIGOLO KERR - UFC, BERNARD CARL KENDALL - TULANE UNIVERSITY
Apresentação/Introdução O combate às arboviroses envolve a participação da comunidade e ações governamentais através de políticas públicas. Para executar as recomendações de cuidados pessoais e domiciliares, a população deve ser corretamente orientada. Com isso, a mídia possui um papel fundamental na oferta de orientações úteis e praticáveis à comunidade na prevenção às doenças.
Objetivos Identificar de que forma e por que meios as recomendações governamentais sobre prevenção às arboviroses chegam às mulheres em idade fértil de uma área vulnerável de Fortaleza-Ceará.
Metodologia Recorte da 1ª onda da coorte realizada com 1.496 mulheres de 15 a 39 anos moradoras de áreas vulneráveis de Fortaleza-Ceará, Brasil, entre 2018 e 2019. Aplicado questionário semiestruturado às participantes e identificados dados sobre os meios de comunicação (rádio, televisão, pôster, panfleto, jornal, internet, redes sociais, amigos/familiares, médico e outro profissional da saúde) que divulgaram/informaram quanto às recomendações governamentais de combate às arboviroses: uso de repelente; mosquiteiro; roupas compridas; preservativo e adiamento da gravidez por causa da Zika; eliminação de criadouros. Realizada análise descritiva com apresentação de suas frequências absolutas e relativas.
Resultados A televisão foi o principal meio de informação citado sobre medidas de proteção das arboviroses, seguida pelos familiares/amigos e profissionais da saúde. Os temas mais citados pelas mulheres na TV, via familiares ou profissionais da saúde, respectivamente, foram: eliminação de criadouros (82, 60 e 68%); tampar reservatórios de água (77, 55 e 70%); uso de repelente (65, 57 e 46%). O jornal foi o meio de informação menos citado e o uso de preservativo como medida preventiva foi a menos informada.
Conclusões/Considerações Há uma diversidade de fontes de informações capazes de fazer chegar o conhecimento à comunidade. A televisão como meio de informação mais presente nas casas, torna-se um importante aliado em fornecer conhecimento à comunidade. Destacam-se os profissionais da saúde que colaboram na promoção do conhecimento que podem contribuir com os cuidados à saúde e práticas de proteção às arboviroses.
|