SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43586 - SENTIDOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO INSTAGRAM ANDREZA MARINHO DOS SANTOS - UFBA, MARIA LIGIA RANGEL SANTOS - UFBA, GABRIELA LAMEGO - UFBA
Apresentação/Introdução Alimentação saudável (AS) é um termo polissêmico utilizado por diferentes atores sociais, incluindo desde os formuladores de políticas públicas aos publicitários da indústria alimentícia e do agronegócio. A produção de sentidos sobre AS nas redes sociais é o tema deste estudo que analisa perfis de nutricionistas no Instagram a partir do referencial do Contrato de Leitura de Verón.
Objetivos Analisar os sentidos atribuídos à alimentação saudável no Instagram.
Metodologia
Para o desenvolvimento deste trabalho, selecionamos o perfil de uma nutricionista no Instagram (@karinapeloi). Na seleção, foram considerados os critérios: perfis públicos e nacionais, assiduidade nas postagens no feed e diferentes estratégias enunciativas na abordagem da alimentação saudável. Para fins dessa análise, observou-se as últimas publicações no perfil a partir das seguintes categorias: enunciação do contrato, tipo de enunciador e imagens do contrato de acordo com o referencial teórico metodológico do Contrato de Leitura do Eliseo Verón.
Resultados O enunciado do contrato no perfil @karinapeloi pode ser identificado em sua descrição: “Vou te ajudar a EMAGRECER e se tornar Magra Para Sempre”. Magra Para Sempre (MPS) é programa de emagrecimento da criadora do perfil. O enunciador é do tipo pedagógico, a dona do perfil se propõe a ensinar um método de emagrecimento como forma de alcançar uma vida saudável. O MPS tem o formato de curso e a seguidora se tornará sua aluna. As imagens utilizadas no feed reforçam o contrato de leitura entre enunciador e destinatário. Apresenta-se o antes e depois das alunas e legendas com o número de quilos perdidos, fotos da própria Karina, receitas e produtos para conquistar uma alimentação saudável.
Conclusões/Considerações A análise dos sentidos sobre Alimentação Saudável (AS) no Instagram, demonstra uma diversidade de abordagens e estratégias enunciativas acerca do tema em perfis de nutricionistas. No caso apresentado, AS é parte de um produto a ser adquirido e consumido. É veiculado um modelo prescritivo sobre o que comer e a forma de se relacionar com os alimentos, produzindo aproximações e distanciamentos com o que acontece em outros espaços sociais.
|