SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43195 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SANTARÉM- PARA LÍBIA DANIELE OLIVEIRA JATY - UFOPA, ANE KAROLINE DA ROCHA FERREIRA GOMES - UFOPA, JAMILE BRITO DE MONTE - UFOPA, GEÍSA CORDEIRO DOS SANTOS - UFOPA, RUI MASSATO HARAYAMA - UFOPA
Período de Realização A Ação foi realizada no mês de dezembro de 2019.
Objeto da experiência Estudantes adolescentes do sexo feminino com idade de 15 a 17 anos.
Objetivos Apresentar diálogos acerca da saúde da mulher para alunas do ensino médio em uma escola pública de Santarém- Para
Metodologia A ação contou com uma dinâmica, onde as alunas apontavam o seu maior medo em pedaços de papel, após o término da dinâmica apresentamos o curta metragem “absorvendo o tabu”, que retrata a discussão em torno da menstruação em uma comunidade na indiana. O curta contém 26 minutos e traz uma abordagem em torno do preconceito, principalmente pelo olhar da sociedade para com a temática, após isso iniciamos uma roda de conversa com as meninas acerca da visão delas do assunto abordado no filme.
Resultados Sobre a dinâmica, o maior medo era referente a perda de entes queridos, seguido por ser abusada e um chamou nossa atenção que se tratava do medo de não conseguir denunciar um abuso. Sobre o filme, a maioria relatou que não falavam sobre isso com os pais e sim com amigas, falaram da vergonha de comprar absorventes e do choque de ver que em alguns lugares a menstruação é visto como um tabu, bem como as mulheres não são ouvidas e respeitas e são vistas apenas como alguém para casar e ter filhos.
Análise Crítica A educação em saúde enquanto eixo da saúde coletiva, contribui na formação de consciência crítica do indivíduo, culminando na aquisição de práticas que visem à promoção de sua própria saúde e da comunidade a qual ele pertence. A escola é o espaço essencial para o desenvolvimento do conhecimento compartilhado e para a integração com a comunidade. Assuntos considerados sensíveis, devem ser abordados e discutidos para que, não sejam mais reproduzidos como ideias distorcidas ou preconceituosas.
Conclusões e/ou Recomendações Sabendo da importância das ações voltadas para educação em saúde, recomenda-se, sua inclusão nas escolas, visando o diálogo e apresentação de conhecimentos para a quebra de inúmeros tabus, e assim fazer dos alunos ferramentas na promoção da saúde enquanto cidadãos, bem como dirimir prejuízos na vida adulta, acatarrados muitas vezes por escolhas equivocadas por falta de conhecimento.
|