Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42582 - “QUAL É O MEU PAPEL NO COMBATE À TB?” PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE E NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO COM O ENGAJAMENTO JOVEM EM PORTO ALEGRE
ROSANA MAFFACCIOLLI - UFRGS, CLAYANE FARIAS LEITES - UFRGS, JANAINA DOS SANTOS PRATES - UFRGS, MYRELLA CENTENO CORREA - UFRGS, VIVIANE FERREIRA - UFRGS, THIAGO ALMIRANTE CUNHA - UFRGS


Período de Realização
Ações foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2021, por estudantes de enfermagem da UFRGS.

Objeto da experiência
Comunicação de saberes sobre a prevenção da tuberculose junto a jovens de Porto Alegre foi o objeto da experiência.

Objetivos
O objetivos que fundamentaram as ações foram: difundir informações sobre a prevenção da tuberculose em território afetado pelo problema e em condições que ampliam vulnerabilidades em saúde; promover o engajamento de jovens no desenvolvimento de novas formas de comunicação para a prevenção da doença.

Metodologia
Os métodos incluíram o reconhecimento do território, da situação epidemiológica da tuberculose e das situações de vulneralidade na região. Posteriormente, identificou-se o centro social como espaço de interação possível para mobilização comunitária na prevenção da TB. Reuniões com dirigentes da instituição e estudo/preparo de materiais constituiram-se para a realização das oficinas junto a jovens, de 13 a 17 anos, que frequentavam o centro social no contraturno escolar.

Resultados
Entre as atividades, foi realizada técnica de animação para a formação de uma rede que simbolizava o entrosamento do grupo. A verificação do conhecimento prévio sobre o tema foi feita por meio de um jogo de mitos e verdades. Após, com o auxílio de material informativo sobre tuberculose, em parte elaborado pelas estudantes, surgiu a ideia de ressignificar a forma de comunicar as informações sobre prevenção da tuberculose, sendo o principal resultado paródias de músicas conhecidas atualmente.

Análise Crítica
O potencial das atividades esteve em conciliar o conhecimento sobre tuberculose e as demandas de vida da comunidade, que parecia não estar sensibilizada para o problema. As ações voltaram-se para o engajamento dos jovens em um momento em que a doença pode se tornar ainda mais nociva no território. Isso decorre dos impactos da pandemia da COVID-19, com os retrocessos nas ações de controle sanitário observados em todo o mundo e com o aprofudamento da condições de vulnerabilização social.

Conclusões e/ou Recomendações
Concluiu-se que as experiências devem continuar, com mais estudantes de enfermagem atuando no território e no centro social. Vislumbra-se ampliar o protagonismo dos jovens na comunidade que, identificados com o tema da tuberculose, podem assumir o papel de multiplicadores dos saberes para a prevenção da doença. Idealiza-se a consolidação da interação ensino-serviço-comunidade em prol do engajamento social para a preservação da saúde e da vida.