Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42279 - A ATUAÇÃO DA EQUIPE DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM GRUPOS DE ENTREGA DE EXAMES LABORATORIAIS
AMANDA BESSA RIBEIRO DE LIMA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, MATHEUS VERAS MARTINS - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, NATÁLIA SOARES RANGEL LÔBO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, EDUARDA GARCEZ ALMEIDA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, GABRIEL NASCIMENTO ROCHA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, MARIA BIRMAN CAVALCANTI - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, PRISCILA SANTANA DE ALMEIDA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, LUANA LARA RODRIGUES CAETANO - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS-RJ


Período de Realização
A atividade ocorreu entre os meses de março e junho de 2022.

Objeto da experiência
Espaço de escuta, orientação e construção de adaptações no estilo de vida dos usuários com pequenas alterações nos exames laboratoriais.

Objetivos
Promover um espaço coletivo de trocas entre usuárias(os) e profissionais da saúde a partir da entrega de exames. Dialogar sobre atitudes que podem ser adaptadas para a realidade do usuário considerando suas questões culturais e socioeconômicas.

Metodologia
Os residentes multiprofissionais selecionam os exames laboratoriais com pequenas alterações. Após esta etapa, as agentes comunitárias de saúde comunicam aos usuários selecionados para participação do grupo de entrega de exames. Durante o grupo, são realizadas as medidas antropométricas e aferição de sinais vitais. Logo depois, ocorre uma roda de conversa abordando temas sobre alimentação, saúde bucal, uso adequado de medicamentos, vivências dos usuários e saúde coletiva.

Resultados
Até o momento, foram realizados 02 grupos totalizando 20 usuários, sendo o primeiro com 12 e o segundo 08. Durante a roda de conversa, os usuários trocam experiências, hábitos alimentares, vivências e como entendem as suas condições de saúde. Após o encerramento do grupo, os usuários relataram gostar da experiência, pois não possuíam um espaço para essa troca e que conseguiram melhorar alguns hábitos buscando aumentar sua qualidade de vida.

Análise Crítica
Na Atenção Primária, a realização de grupos é uma intervenção essencial para a educação, prevenção e promoção da saúde, visto que se constrói um espaço coletivo de trocas e auxilia na redução de demandas para as equipe. Sendo assim, um grupo de exames proporciona a interação entre usuários e profissionais, desenvolvendo alternativas aos hábitos diários que envolvem a alimentação, o uso de medicamentos e atividades físicas que poderão possibilitar uma melhora na sua qualidade de vida.

Conclusões e/ou Recomendações
O grupo de exames se caracteriza por ser uma das estratégias para a equipe de saúde da família otimizar seus atendimentos. Além disso, neste espaço, os usuários compreendem que com o autocuidado podem construir pequenas mudanças no seu estilo de vida. Portanto, recomenda-se o acompanhamento longitudinal para avaliar se os usuários implementaram as mudanças construídas, se fizeram sentido para eles e se as mesmas foram eficazes.