Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41986 - LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL ENTRE ADOLESCENTES
FABÍOLA BELKISS SANTOS DE OLIVEIRA - FUNORTE/AFYA, ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA MARTINS - UNIMONTES, MARIA BARROS LIMA MARTINS - UFMG, ALINE SOARES FIGUEIREDO SANTOS - UNIMONTES, MARINILZA SOARES MOTA SALES - UNIMONTES, MICHELLE PIMENTA OLIVEIRA - UNIMONTES


Apresentação/Introdução
A saúde bucal reflete-se sobre a saúde geral e a qualidade de vida das pessoas. Os níveis de letramento em saúde têm impacto qualitativo na saúde bucal. Sendo assim, as avalições das condições normativas e subjetivas, dos hábitos e comportamentos e do letramento relacionados à saúde bucal podem subsidiar políticas de saúde, que visam melhorias na assistência e nas condições de saúde das pessoas.

Objetivos
Descrever o perfil de adolescentes quanto ao letramento em saúde bucal, a partir de instrumentos específicos que estimem as dimensões referentes à capacidade de acessar, compreender, avaliar e aplicar informações relacionadas à saúde bucal.

Metodologia
Trata-se de uma análise descritiva, utilizando SPSS® 24.0, baseada em dados secundários do recorte do projeto intitulado “Levantamento epidemiológico sobre condições de saúde bucal entre escolares de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil”, fomento PPSUS FAPEMIG. Um estudo seccional com as etapas: avaliação ética; planejamento de amostra probabilística aleatória simples por conglomerados; divulgação do projeto; sensibilização dos gestores, adolescentes e suas famílias; estudo piloto; desenvolvimento do software para coleta de dados; treinamentos calibração de entrevistadores examinadores; coleta dados; análises dados; redação dE relatório/artigos; divulgação dos resultados entre os gestores.

Resultados
Todos participantes (n=687) são da rede pública de ensino e da zona urbana, com idades de 12 e 15 anos. Em sua maioria apresenta: sexo feminino, raça parda autodeclarada, renda per capita até R$ 261,25 e Ensino Médio na escolaridade dos pais. Grande parte afirmou ter acesso às informações sobre saúde bucal, principais informantes foram os pais e outros familiares. Já nos meios de comunicação, predominou-se a internet/celular/computador, seguida de revista e material escolar e, por último, filme/cinema. Os assuntos mais assimilados foram escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal. A maioria referiu compreender e saber avaliar as informações, mas a aplicação só foi realizada “às vezes”.

Conclusões/Considerações
Os adolescentes têm acesso e compreensão das informações sobre saúde bucal, mas as aplicam ocasionalmente. A maioria das informações advém dos familiares e da internet e menor participação dos profissionais da área. Necessita-se de maior atuação dos profissionais de saúde em estratégias de letramento em saúde bucal para esse público, e essas poderiam focar mais no uso de filme/cinema como recursos.