Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41813 - O JOGO SUPERSUS: DIREITO À SAÚDE E OS SERVIÇOS OFERTADOS PELO SUS
LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, MARCELO SIMÃO DE VASCONCELLOS - FIOCRUZ-RJ, ADRIANA FALANGOLA BENJAMIN BEZERRA - UFPE, ELAINNE CHRISTINE DE SOUZA GOMES - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, BRUNO SARAIVA MARTINS SOBRAL - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, DIEGO MARCOLINO SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA - UFPE, DÉBORAH VANESSA PEREIRA DA SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, FERNANDA ELIZABETH SENA BARBOSA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ-PE


Apresentação/Introdução
O SuperSUS é um jogo sério, finalista do Big Festival em 2021 e foi construído por pesquisadores do Grupo Saberes e Práticas em Saúde (GPS) do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), lançado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em agosto de 2019. É composto por 13 minijogos que tem por objetivo estimular as pessoas a conhecerem o direito à saúde e serviços ofertados pelo SUS.


Objetivos
Avaliar o potencial e desafios do jogo SuperSUS como estratégia para a Comunicação e Saúde, no público jovem de escolas públicas.


Metodologia
Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em duas escolas estaduais da Região Nordeste do Brasil, no período de agosto de 2019 a março de 2020. Participaram da pesquisa 18 estudantes do Ensino Médio Regular. Inicialmente, os jogadores utilizaram o SuperSUS e após essa etapa os participantes foram entrevistados. Os dados coletados foram analisados, conforme a técnica de Análise Temática baseada nos pressupostos de Braun e Clarke. Essa pesquisa teve as seguintes fases: 1) Familiarização dos dados; 2) Gerando códigos iniciais; 3) Buscando temas; 3) Revisando tema; 4) Definindo e nomeando os temas; 5) Produzindo o relatório.


Resultados
A pesquisa desvelou 5 categorias temáticas e 11 subcategorias, as quais foram elencadas da seguinte forma: 1) Aprendizados do jogo: a) Direito à saúde; b) Funcionamento do SUS; c) Cuidado em saúde; d) Financiamento do SUS. 2) Avaliação do jogo: a) Fatores atrativos b) Sensações do jogo c) Potencialidades 3) Aperfeiçoamento do jogo a) Dificuldades do jogo b) Mudanças sugeridas 4) Representação da realidade 5) O jogo e a Comunicação e Saúde a) O lúdico e interativo b) Aspectos interativos e educativos. Logo, essas categorias apresentam falas que destacam no SuperSUS elementos que facilitam a Comunicação e Saúde acerca do SUS. Além de apresentar os desafios a serem superados na sua construção.


Conclusões/Considerações
Essa pesquisa evidenciou que os elementos presentes no jogo SuperSUS contribuem com a Comunicação e Saúde. Além de apresentar os desafios que precisam ser aperfeiçoados. Pesquisas dessa natureza podem contribuir com a construção de outras tecnologias e ajudar a explorar os caminhos para que seja significativa para os usuários. Além de permitir atualizar a versão do SuperSUS e melhorar os elementos que facilitem a comunicação com os jovens.