Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41539 - CENÁRIOS DE EMPODERAMENTO PROFISSIONAL DO SUS
ELISABETE AGRELA DE ANDRADE - UNASP, VIVIAN ANDRADE ARAÚJO - UNASP, GLAUBER MENDONÇA MOREIRA - UNASP


Período de Realização
agosto de 2021 a dezembro de 2021

Objeto da experiência
Cenários de Comunicação em Saúde geradores de empoderamento, a partir da articulação entre universidade e SUS

Objetivos
Geral: gerar cenário para trocas de saberes no enfrentamento de iniquidades do contexto. Específicos: reconhecer e difundir práticas e iniciativas tanto para meio acadêmico, como para a gestão e para comunidade, possibilitando a visibilização de ações desenvolvidas pelo SUS.

Metodologia
A convite da gestão, profissionais de saúde do SUS foram incentivados a escrever suas experiencias exitosas. Foram consideradas exitosas as experiências que contemplassem ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, realizadas no âmbito local que já tivessem sido implementadas e que pudessem servir de modelos para outros contextos. Como estratégia de comunicação, foi idealizado um evento científico para apresentação de seus trabalhos.

Resultados
Foram analisadas 89 experiências por um comitê científico Foram eleitos 20 trabalhos para apresentação oral em evento. Também foram gravados pequenos vídeos de apresentação destas ações, proporcionando a interação entre profissionais, professores/pesquisadores e estudantes. Todos os 89 trabalhos foram editorados e publicados em anais do evento, gerando um e-book, que foi distribuído gratuitamente.

Análise Crítica
Analisa-se que um dos principais ganhos desta estratégia de comunicação foi o empoderamento dos trabalhadores de saúde da região. Trouxe à superfície a reflexão da realidade percebida no território, suas limitações, desafios e oportunidades de melhoria. A parceria entre universidade e gestão construíram um cenário profícuo para a e das potencialidades do território e sinalizou o desejo das instituições em valorizar o SUS e gerar espaços de visibilidade dos profissionais, muitas vezes pouco reconhecidos

Conclusões e/ou Recomendações
A construção de espaços de comunicação onde possa emergir o empoderamento de profissionais de saúde são importantes ferramentas de cuidado e gestão. Nestes espaços há reconhecimento das potencialidades presentes em cada território, estimulando a reflexão do trabalho cotidiano e fomentando a consolidação do SUS