Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40874 - RESSIGNIFICAR E APRENDER SOBRE A INCLUSÃO: CONSTRUINDO O SUPERSUS
ISLANDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - IAM-FIOCRUZ -PE, SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA - UFPE, FERNANDA ELIZABETH SENA BARBOSA - IAM-FIOCRUZ -PE, LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - IAM-FIOCRUZ -PE


Período de Realização
Em 2021, durante as reuniões dos projetos de pesquisa apoiados pela Rede PMA/APS (Fiocruz/VPPCB/PMA)

Objeto da experiência
Aprender a integrar os temas de acessibilidade e inclusão em recursos educacionais

Objetivos
Relatar o processo de integração dos projetos de pesquisa apoiados pela Rede PMA/APS, com sensibilização ao tema de acessibilidade e inclusão, e consequente inserção de tais temáticas no jogo SuperSUS APS.

Metodologia
A proposta de trabalho da Rede PMA Fiocruz é pautada no trabalho colaborativo e dialógico, onde os projetos reúnem-se para compartilhar a troca de experiências e possibilidades de interação. Nesta proposta, surgiu a oportunidade de potencializar e aprimorar o desenvolvimento do SuperSUS, inserindo, dentre outras temáticas, a acessibilidade e a inclusão na APS. A sensibilização iniciou nos encontros que contaram com a participação de intérpretes de libras e a presença de pessoas com deficiência.

Resultados
Toda a equipe foi sensível à criar mecanismos que permitissem maior inclusão no jogo e, ao mesmo tempo, refletiu o quão distante a perspectiva da inclusão estava nos nossos processos de trabalho e, assim foram criadas novas estratégias pra inserção do tema no jogo. Trata-se, portanto, do planejamento ascendente, a partir da escuta dos atores envolvidos. Esta experiência revela que incluir as pessoas com deficiência não atrapalha o trabalho, mas enriquece-o com novas experiências e possibilidades

Análise Crítica
A participação de especialistas diversos na temática com olhares e vivências diversificadas, tem proporcionado a abertura do leque de alternativas a serem exploradas, em prol de colaborar com a discussão sobre uma APS mais inclusiva, e sobre atitudes de cada um em prol (ou não) da inclusão.

Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se a construção de uma tecnologia que contemple os diversos tipos de deficiência e que seja um recurso educacional que contribua na desconstrução de falas capacitistas. É um desafio a construção assertiva de um jogo que possa ser usado por pessoas de diferentes tipos de deficiência. Contudo, a equipe está em constante discussão a respeito do que pode ser incorporado no roteiro, design, regras e/ou na dinâmica do jogo.