Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40256 - ATUALIZAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL (PAAS): FORTALECENDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
RENATA ALVES FONSECA DE BARROS - SMS-RIO/SUBPAV/CES/PAAS, MARIA CECÍLIA QUIBEN FURTADO - SMS-RIO/IVISA-RIO/UNAD, ALINE DE SOUZA RIBEIRO - SMS-RIO/IVISA-RIO/UNAD, LARISSA HAYDÉE COSTA ALVADIA - SMS-RIO/SUBPAV/CES/PAAS, LIVIA CARDOSO GOMES ROSA - SMS-RIO/SUBPAV/CES/PAAS, CLÁUDIA ROBERTA BOCCA SANTOS - UNIRIO


Período de Realização
As atividades descritas foram desenvolvidas entre outubro de 2021 e abril de 2022.

Objeto da experiência
Construção coletiva de atualização de materiais educativos para PAAS na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade do Rio.

Objetivos
Descrever o processo de atualização dos materiais educativos para PAAS na temática da alimentação saudável, diabetes, hipertensão, dislipidemia e rótulos nutricionais, utilizados na APS, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e na RDC 429/2020 sobre rotulagem de alimentos.

Metodologia
Entre 2021-2022 a Coordenação de Educação em Saúde (CES) em parceria com a Unidade de Nutrição e Segurança Alimentar Annes Dias (UNAD) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) atualizaram os materiais educativos utilizados na rede municipal. Os conteúdos foram discutidos em rodas de conversa com as equipes envolvidas para aprimorar o material em relação a linguagem adotada e as recomendações do guia alimentar para a população brasileira (2014), bem como a RDC 429/2020.

Resultados
Foram atualizados cinco materiais da série Dicas, renomeada de Atitudes. As temáticas foram: alimentação saudável, diabetes, hipertensão, dislipidemia e rótulos nutricionais. Alinhados ao guia alimentar de 2014 os materiais destacaram as definições da classificação NOVA dos alimentos, valorizando os alimentos in natura. Os textos foram alterados para tornar a leitura mais acessível ao usuário. Para o material de rótulos nutricionais foi necessário maiores modificações devido a legislação.

Análise Crítica
A construção anterior do material com participação de profissionais da rede, docentes e discentes foi essencial para a esta atualização, gerando um produto de base coletiva e inovador. A utilização de metodologia ativa fomentou um posicionamento crítico-reflexivo para elaboração de material. O produto final faz parte de uma estratégia de educação em saúde que visa contribuir para aumentar a autonomia dos usuários no seu cuidado e auxiliar as orientações dos profissionais na APS.

Conclusões e/ou Recomendações
É fundamental a parceria entre Universidade e gestão municipal para revisão e atualização de conteúdos de PAAS agregando linguagem acessível, com informação de qualidade. Essa abordagem facilita a incorporação da orientação ao cotidiano dos usuários. A utilização de metodologias ativas potencializa o desenvolvimento e aprimoramento de material de educação em saúde, sendo recomendado a atualização de conteúdos, de forma periódica e em parceria.