Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39801 - PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR PARA CUIDADORAS DE CRIANÇA ASSISTIDAS PELA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DE CARUARU
JANINE MAGALY ARRUDA TAVARES - IFPE, MARIA TERESA DE SOUZA ANDRÉ RAMOS FERNANDES - IFPE, CECÍLIA BEATRIZ RODRIGUES SILVA - IFPE


Período de Realização
As oficinas ocorreram durante o mês de novembro de 2021.

Objeto da experiência
Oficinas de Primeiros Socorros para mulheres assistidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da cidade de Caruaru e servidores da Secretaria.

Objetivos
O objetivo do projeto foi capacitar cuidadores de crianças acerca do atendimento pré-hospitalar, com foco em orientações acerca de cuidados imediatos, medidas de proteção e prevenção. Esperando que, com o conhecimento teórico-prático, estejam aptos a atuar com segurança em situações de emergência.

Metodologia
Os procedimentos metodológicos do projeto envolveram as ciências da saúde com oficinas de caráter teórico-prático. Num período de duas horas foram abordados os temas de avaliação do cenário, abordagem da vítima, emergências clínicas e orientações quanto à montagem de maleta de primeiros socorros. Ademais, foi entregue um folheto com informações referentes aos telefones de emergência, de forma ilustrativa e lúdica, assim como o jogo de tabuleiro aplicado para a revisão dos assuntos lecionados.

Resultados
As oficinas foram realizadas nos residenciais municipais vinculados a ações da secretaria, alcançando 33 mulheres em vulnerabilidade social. Ademais, 16 servidores da Secretaria de Políticas para as Mulheres de contato direto com o público das ações da secretaria, totalizando 49 pessoas.
O público, composto majoritariamente por cuidadoras de crianças na primeira infância, além de pessoas que lidam diretamente com cuidadoras, mais que apto, tornou-se agente disseminador das informações adquiridas.

Análise Crítica
Acidentes são a principal causa de mortalidade e hospitalizações de crianças no Brasil, o que acende um alerta de grave problema de saúde pública.
Considerando que esses acidentes ocorrem principalmente em ambiente doméstico, é nítida a necessidade de ações que promovam informação sobre primeiros socorros e prevenção, em especial aos cuidadores de crianças, majoritariamente mulheres. Portanto, ao capacitar a população, o projeto contribui para promoção à saúde e disseminação de conhecimento.

Conclusões e/ou Recomendações
A instrução de pessoas mais próximas às crianças possibilita uma assistência mais ágil e oferece mais chances de reverter o quadro das vítimas de acidentes, podendo minimizar os casos de morbimortalidade infantil no país.
Ações como esta, que extrapolam os muros dos Institutos Federais, em parceria com secretarias municipais, exemplificam como as instituições podem e devem levar conhecimento à comunidade externa e promover ações de saúde pública.