SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39658 - OFICINAS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR VOLTADOS À PRIMEIRA INFÂNCIA PARA SERVIDORES DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE JANINE MAGALY ARRUDA TAVARES - IFPE, CECÍLIA BEATRIZ RODRIGUES SILVA - IFPE, MARIA TERESA DE SOUZA ANDRÉ RAMOS FERNANDES - IFPE
Período de Realização As oficinas tiveram início em Março de 2022 e continuarão acontecendo até Outubro de 2022.
Objeto da experiência Oficinas de atendimento pré-hospitalar oferecidas aos trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru-PE.
Objetivos Capacitar profissionais vinculados a SDSDH que estão em contato constante com um público infantil acerca dos acidentes domésticos e práticas em atendimento pré-hospitalar, de forma que estejam aptos para prevenir e agir em casos de emergência envolvendo crianças e disseminar informações.
Metodologia A metodologia envolve ciências da saúde, com abordagem qualitativa e quantitativa. As oficinas têm duração de três horas e os temas abordados são: prevenção de acidentes, emergências clínicas, ferimentos, traumas, queimaduras e maleta de primeiros socorros e os participantes têm a oportunidade de realizar na prática as técnicas apresentadas. Por fim, os presentes participam de um jogo de tabuleiro para revisar de maneira lúcida o conteúdo trabalhado e posteriormente recebem um certificado.
Resultados As oficinas foram responsáveis por capacitar 48 funcionários - incluindo cuidadores, administradores e coordenadores - de Unidades de Acolhimento e 29 integrantes - incluindo supervisores e estagiários de assistência social, psicologia e pedagogia - do Programa Criança Feliz. Totalizando 77 profissionais, que foram divididos em 6 grupos.
Análise Crítica Apesar de ainda não ter finalizado suas atividades, o projeto tem colaborado para a diminuição de agravos e mortalidade entre crianças no município de Caruaru, uma vez que, os sujeitos capacitados poderão evitar que possíveis óbitos e agravos venham a acontecer. Além de tornarem-se agentes disseminadores dos conhecimentos adquiridos para as suas respectivas comunidades, o que torna o quantitativo de pessoas detentoras dos conhecimentos compartilhados ainda maior.
Conclusões e/ou Recomendações Dado que os acidentes domésticos são a principal causa de mortalidade entre pessoas de 1 a 14 anos e causam milhares de internações anualmente, fica evidente que trata-se de um grave problema de saúde pública. É neste sentido que, a partir das oficinas, o projeto de extensão extrapola os limites da academia e leva, para a coletividade, informações relevantes para a melhoria desse cenário.
|