Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39632 - OFICINA DE SAÚDE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS, OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E AUTOCUIDADO.
LAURA ARAUJO - UNESP, GIOVANNA CRISTINA FOGAÇA - UNESP, ADRIANO NICOLAU SELPIS - UNESP, ANA CAROLINA DE CAMARGO - PREFEITURA DE ITAPETININGA


Período de Realização
Esta experiência aconteceu em um único encontro, realizado em agosto de 2019.

Objeto da experiência
Educação em saúde; Promoção de saúde; CAPS AD; Saúde mental; Enfermeiros e técnicos de enfermagem; Atenção Psicossocial.

Objetivos
O objetivo da experiência foi demonstrar como as práticas de educação em saúde se adaptam a diversas situações e populações considerando as particularidades de cada comunidade e indivíduo, além de promover hábitos saudáveis para uma população vulnerável.

Metodologia
A oficina de promoção a saúde foi baseada em um painel de mitos e verdades, foram coladas pequenas frases supondo ser um mito/verdade sobre doenças cardiovasculares. Cada usuário recebeu uma frase sobre DCV, sendo convidado a expor para o grupo se ele considerava como mito/verdade, após era oportunizado aos profissionais de saúde que fizessem pontuações e contribuições a fim de desmistificar informações e embasar com evidências, sempre respeitando os saberes prévios das pessoas na atividade.

Resultados
Os resultados foram satisfatórios, análogos ao que era esperado desta atividade. Diante das dificuldades os profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem conseguiram desenvolver as habilidades de comunicação e educação em saúde, enquanto o público participou de forma interativa e dialógica.

Análise Crítica
Promover autocuidado em saúde e prevenção de doenças em um CAPS Ad pode gerar uma série de desafios. Entretanto, devemos ressaltar a importância dessa prática para além da APS. Trabalhar educação em saúde com pessoas em sofrimento psíquico pode ser muito potente, uma vez que os processos de adoecimento e o uso abusivo de substâncias podem contribuir para a ocorrência de agravos, além de retomar práticas de autocuidado junto desses usuários no enfrentamento de seu adoecimento.

Conclusões e/ou Recomendações
Apesar de desafiadora, a experiência proporcionou troca de saberes e vivências. Usuários foram protagonistas de seus saberes diante de um grupo de profissionais da saúde, reforçando que oficinas de educação em saúde são necessárias e cabem em qualquer ambiente de saúde. Recomenda-se que os profissionais da saúde conheçam seu território e sua população previamente, para garantir que a atividade atenda às necessidades e demandas daqueles usuários.