Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39021 - CURSO SOBRE LITERACIA EM DADOS PARA TRABALHADORES, GESTORES E MOVIMENTOS SOCIAIS: RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS E SUAS POTENCIALIDADES PARA FORTALECER A DEMOCRACIA
DENISE YOSHIE NIY - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, ELIANA DE AQUINO BONILHA - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO, CÉLIA MARIA CASTEX ALY - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, BEATRIZ FIORETTI-FOSCHI - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, CARMEN SIMONE GRILO DINIZ - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP


Período de Realização
1 a 5 de fevereiro de 2021 e 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022

Objeto da experiência
Curso de difusão "Lendo, entendendo e apresentando dados em saúde pública", do programa de verão da Faculdade de Saúde Pública da USP em 2021 e 2022.

Objetivos
Analisar criticamente o curso de difusão, com foco:
- nos desafios para a construção de literacia em dados entre trabalhadores e gestores do SUS, representantes de usuários e jornalistas;
- nas potencialidades dessa estratégia para aprimorar o SUS e fortalecer a democracia no país.

Metodologia
O curso ocorreu a distância, com 20 horas de atividades síncronas via Zoom e apoio de plataforma educacional Moodle. Além de 45 vagas ofertadas formalmente pelo curso a cada ano, foram convidados pesquisadores, gestores e representantes de usuárias.
Foram utilizadas metodologias ativas, em atividades síncronas divididas entre aulas dialogadas e atividades em grupos, estas últimas realizadas em salas do aplicativo Zoom. Cada grupo contou com o apoio de uma monitora treinada previamente.

Resultados
Mais de 100 pessoas participaram, entre alunos, docentes e monitoras. Principais temas: conceito de literacia em dados; relação com saúde pública; uso de bases de dados (como SIM e SINASC); epidemiologia perinatal; visualização de dados; políticas informadas por evidências.
Em 2021, cada grupo produziu atividades com incremento de complexidade a cada dia. Em 2022, em um estudo de caso, cada grupo elaborou hipóteses explicativas, apresentando no fim uma proposta de ação para a região estudada.

Análise Crítica
Participantes mostraram diferentes níveis de dificuldade para realizar as atividades práticas, o que não se relacionou a sua formação de base. A maioria frisou a necessidade de aumentar a carga horária para maior aprofundamento teórico-prático. Considerando a literacia em dados (data literacy) como habilidade de ler, entender, analisar, apresentar e mesmo criar dados como informação, ela pode contribuir para aprimorar o SUS, as políticas públicas, o controle social e mesmo a democracia.

Conclusões e/ou Recomendações
A literacia em dados constitui habilidade importante para a vida cidadã, de modo que trabalhadores, gestores, formuladores de políticas, e o controle social possam atuar com base em evidência científica, fortalecendo a produção e o uso transparente de dados em saúde. A literacia em dados, pensada a partir de uma pedagogia da autonomia, poder ser incorporada ao currículo escolar desde a educação básica como estratégia para fortalecer a democracia.