Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38878 - DESENVOLVIMENTO DO OBSERVATÓRIO DE OBESIDADE
LARISSA DA SILVA MACHADO - UFRJ, ANA BEATRIZ COELHO DE AZEVEDO - UERJ, CLARA QUEIROZ - UERJ, VIVIAN COSTA RESENDE CUNHA - UERJ, DANIELA SILVA CANELLA - UERJ


Período de Realização
O Observatório iniciou suas atividades em outubro de 2019, e continua ativo até o momento.

Objeto da experiência
Monitoramento e difusão de conhecimento, com diálogo entre universidade, trabalhadores da saúde, controle social e população em geral.

Objetivos
O Observatório de Obesidade é um dos 3 eixos do projeto selecionado na chamada para financiamento de pesquisas sobre o “Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS”, dado aumento da prevalência do agravo no país. Este trabalho objetiva relatar a experiência de sua implementação.

Metodologia
Pesquisadores, estudantes e professores atuam no desenvolvimento do Observatório. Como canais, adotou-se um website e páginas em duas redes sociais para divulgação de conteúdo científico sobre o tema. Foi definido um fluxograma de processo para a produção de conteúdo, considerando a coerência com os objetivos do Observatório, veracidade e potenciais conflitos de interesse do material. Todo conteúdo é avaliado por um Comitê de Verificação, que analisa sua concordância com os objetivos definidos.

Resultados
Em Outubro de 2019 foram lançadas as páginas do Instagram (@observatoriodeobesidade) e Facebook (@observaobesidade). Atualmente, o Instagram possui 3.007 seguidores e o Facebook 804 seguidores. O site (www.observatoriodeobesidade.uerj.br) foi lançado em fevereiro de 2020 e atualmente possui um alcance de 1.597 usuários e 4.534 visualizações. As publicações nestas páginas acontecem duas vezes por semana. Já foram feitas mais de 300 publicações, sendo 50% textos sobre artigos científicos.

Análise Crítica
A divulgação científica no Brasil ainda é baixa e, apesar do uso de mídia social para comuni-cação científica ter crescido nos últimos tempos, o seu potencial ainda é pouco explorado (MASSARANI e MOREIRA, 2016). Dessa forma, o Observatório exerce um importante pa-pel na divulgação de evidências, notícias, documentos técnicos e experiências acerca desse tema, bem como na difusão de atividades de formação e capacitação profissional relacionadas à obesidade.

Conclusões e/ou Recomendações
O desenvolvimento do Observatório de Obesidade no eixo do Projeto de Enfrentamento da Obesidade no Estado do Rio de Janeiro vem mostrando sua importância ao aumentar a visibilidade da ciência, favorecer o acesso a informações confiáveis por usuários de mídias sociais, e, sobretudo profissionais de saúde, dada a quantidade de acesso e visualização de suas publicações em um curto período de tempo, desde sua criação.