Sessão Assíncrona


SA12.9 - EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38324 - RECICLAGENS DE PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA DE PETROLINA (PE) POR MEIO DE GRUPO NO WHATSAPP
KARLA CHRISTINE TAVARES DE SANT'ANA BRAGA BARBOSA - UNIVASF, TAMARA SARAIVA DE ASSIS - UNIVASF, MARCELO DOMINGUES DE FARIA - UNIVASF, MARGARET OLINDA DE SOUZA CARVALHO E LIRA - UNIVASF, ROBERTA TEIXEIRA COELHO DE ANDRADE ARAÚJO - DIRETORA TÉCNICA DE SAÚDE BUCAL DE PETROLINA - SECRETARIA DE SAÚDE


Período de Realização
JANEIRO/2022 - ATUAL

Objeto da experiência
Promoção de diálogos por mídia social que impactaram práticas e saberes entre os dentistas da rede pública de saúde

Objetivos
Promover debates entre os dentistas, acerca de lesões bucais; apresentar casos clínicos de modo a motivar uma anamnese acurada; discutir sobre possíveis deficiências curriculares experimentadas na disciplina de estomatologia e promover debates com base em artigos atuais.

Metodologia
Criou-se um grupo no aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp, onde há reuniões de profissionais da Odontologia, permitindo discussão online sobre diagnósticos, tratamentos propostos, fotos dos resultados após intervenções, elaborações de hipóteses, diagnósticos diferenciais e diálogos voltados para a Literatura atualizada. Os debates buscam tanto corrigir quanto aprimorar os conhecimentos, além de estimular a investigação da cavidade oral com olhar mais apurado.

Resultados
Após a iniciativa, o serviço de saúde bucal passou a realizar registros mais precisos dos casos biopsiados, permitindo controle dos números de maneira mais realista e fidedigna, o que certamente subsidiará levantamentos epidemiológicos futuros. A partir dessas medidas, houve salto no quantitativo de 4 lesões identificadas/mês (ao longo dos primeiros anos 2017 a 2021) para mais de 15/mês nos últimos meses (janeiro a maio de 2022).

Análise Crítica
Observou-se que a reciclagem oportunizada pelo Whatsapp permitiu o refinamento no exame clínico dos dentistas da rede básica de saúde. Este meio tem sido uma ferramenta que viabiliza a melhoria do serviço no diagnóstico odontológico dos profissionais de saúde bucal de Petrolina, tem otimizado a comunicação e, especialmente, dado mais condições para tratamento integral ao usuário SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
O estudo de casos clínicos tem resultado em melhor acuidade diagnóstica, identificação de problemas a sua eficiente resolução, em respeito àquilo que é preconizado pela saúde coletiva.