Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44827 - USO DO DASHBOARD NO PROCESSO DE MONITORAMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: A EXPERIÊNCIA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
BEATRIZ DE OLIVEIRA FABIANO - SECRETARIA DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES SMS-JG, MARCIA SANTOS BRASIL DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES SMS-JG, CAROLINA PIEDADE MORAIS DE FREITAS SOARES SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES SMS-JG, RAYANNE SORAIA AGUIAR DE MELO DIAS - SECRETARIA DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES SMS-JG, THIAGO HENRIQUE DA SILVA - IAM - FIOCRUZ, FERNANDA CAROLINE SANTOS SENA - UPE - FCM, JOSÉ LUCAS COSTA DOS SANTOS - UPE - FCM, GYSELLE BEZERRA SOARES - SER EDUCACIONAL, ZELMA DE FÁTIMA CHAVES PESSÔA - SECRETARIA DE SAÚDE DO JABOATÃO DOS GUARARAPES SMS-JG


Período de Realização
Iniciado em 05 de janeiro de 2022, segue em andamento até os dias atuais


Objeto da experiência
O uso do Dashboard como um painel de monitoramento dos estágios curriculares obrigatórios da Integração Ensino-Serviço do Jaboatão dos Guararapes- PE

Objetivos
A utilização de ferramentas como o Dashboard visa aperfeiçoar o processo de trabalho diário e monitorar os dados dos estágios curriculares obrigatórios no município, auxiliando o planejamento estratégico e a tomada de decisão na Gestão da Educação na Saúde

Metodologia
Ao pesquisar formas de analisar os extensos dados produzidos diariamente pela Integração Ensino-Serviço, a ferramenta Excel se mostrou a mais viável para o setor. Por iniciativa da equipe, foram realizados cursos livres de curta duração, principalmente através da plataforma Youtube. Os bancos de dados foram padronizados e elaboradas planilhas dinâmicas para a construção do da interface gráfica Dashboard, obtendo um painel de controle e, assim, agilidade no monitoramento dos estágios no município



Resultados
Elencaram-se três bancos de dados para a construção do painel. Um sobre o consolidado de vagas solicitadas e ocupadas; o segundo, sobre os preceptores e o terceiro com dados sobre os estágios e estagiários. Consideraram-se as variáveis: solicitação de vaga, área de atuação, atividade de preceptoria, categoria profissional, instituição de ensino, curso de formação, situação do estágio e quadrimestre de vigência. O layout e as variáveis do Dashboard foram criados a partir das necessidades do setor

Análise Crítica
Como ferramenta de planejamento estratégico, o Dashboard só atinge o seu objetivo se existir uma organização prévia dos dados selecionados, bem como a definição de um objetivo concreto de aplicação. Uma vez fixada a finalidade, a ferramenta proporcionará diversas possibilidades de leitura, otimizando o tempo e também a visualização da distribuição dos campos de estágios no território; assim como das informações necessárias para o processo de monitoramento na rotina de trabalho.

Conclusões e/ou Recomendações
A utilização do Dashboard foi um desafio para toda equipe. Entretanto, esta ferramenta se revelou um diferencial para as análises de dados da Integração Ensino- Serviço, tornando a tomada de decisões de rotina mais acertadas e ágeis. É importante salientar que essa experiência, apesar de estar se mostrando positiva, ainda precisa ser aperfeiçoada e necessita que a alimentação do banco de dados se mantenha minimamente atualizada e padronizada.