SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44698 - BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA DE APOIO: A EXPERIÊNCIA DO PAINEL REGIONAL DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL LARISSA DE FARO VALVERDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE, DAVLLYN SANTOS OLIVEIRA DOS ANJOS - UNIVERSITÉ DE MONTRÉAL, PEDRO DE LEMOS MACDOWELL - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SARA EMANUELA DE CARVALHO MOTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, VINÍCIUS LÚCIO FERREIRA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MIRELLA DIAS ALMEIDA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, FRANCISCO BORGES RODRIGUES NETO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, JOÃO BENEDITO LOPES BORGES - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Período de Realização O painel foi construído entre setembro de 2021 e abril de 2022.
Objeto da experiência Desenvolvimento de painel Business Intelligence como produto de oficinas em inovação tecnológica.
Objetivos Compreender as possíveis soluções tecnológicas em monitoramento e avaliação em saúde, ofertando ferramentas a gestores/técnicos estaduais e municipais para apoiar as tomadas de decisão no Planejamento Regional Integrado, de forma a subsidiar a organização regionalizada das Redes de Atenção à Saúde.
Metodologia Durante as oficinas, os apoiadores institucionais da gestão federal do SUS dos estados da Bahia, Pará e Paraíba utilizaram a abordagem do Design Thinking para mapear as inovações tecnológicas adequadas às necessidades dos territórios. Em seguida, elaboraram as regras de negócio para a ferramenta de Business Intelligence. O painel foi construído por meio do software Power BI. Os indicadores do Previne Brasil foram selecionados por abrangerem redes de atenção estratégicas para a regionalização.
Resultados Uma oferta de educação permanente customizada permitiu a entrega de uma ferramenta útil aos gestores estaduais e municipais do país, além da qualificação dos envolvidos. O painel permite analisar o desempenho dos municípios, regiões, macrorregiões e estados por quadrimestre para cada um dos indicadores do programa Previne Brasil, por meio de diferentes formas de visualização dos resultados. Assim, propicia a tomada de decisão baseada em evidências e de acordo com a realidade de cada território.
Análise Crítica Para demonstrar o desempenho de cada indicador, optou-se por veicular no painel notas de zero a dez, estabelecidas conforme a meta do indicador para o período, na qual a nota dez corresponde à meta. Tal forma de apresentação pode causar limitações na adequada leitura e compreensão dos resultados. Além disso, por utilizar indicadores municipais, o desempenho das regiões, macrorregiões de saúde e estados corresponde à média dos resultados encontrados nos municípios que compõem essas áreas.
Conclusões e/ou Recomendações Além de ofertar um instrumento que auxilia estados e municípios no monitoramento de dados e tomada de decisão, a experiência amplia e qualifica as possibilidades de oferta do apoio institucional, agregando valor às equipes envolvidas nos seus territórios.
|