SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44110 - CARTÃO INTERATIVO DIGITAL: INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA CAPTAÇÃO DE DOADORAS AOS BANCOS DE LEITE HUMANO DO RIO DE JANEIRO REBECA DE ARAUJO DUARTE - SMS-RJ, LUDMILA SEPULVEDA COIMBRA E SOUZA - SMS-RJ, LARISSA DE SOUZA ANANIAS - SMS-RJ, MATHEUS VERAS MARTINS - ENSP-FIOCRUZ, MAYARA GONÇALVES CORDEIRO DOS SANTOS - SMS-RJ, TAYNÁ LEONARDO DA SILVA - SMS-RJ
Período de Realização Este trabalho teve início em abril de 2022 e permanece em andamento.
Objeto da experiência Cartão interativo digital como informação em saúde para captação de doadoras aos Bancos de Leite Humano do Rio de Janeiro.
Objetivos Descrever a formulação de um cartão interativo digital como estratégia de informação em saúde de tecnologia leve e publicizar, através de redes sociais, o conteúdo pertinente ao processo de doação de leite humano.
Metodologia Partindo da revisão da bibliografia recomendada e levando em consideração os constantes estoques baixos dos Bancos de Leite Humano no Rio de Janeiro, este protótipo foi desenvolvido a partir de software online de design gráfico em extensão Portable Document Format (PDF) visando a utilização por usuários com acesso à internet. O piloto consistiu na divulgação dentro de atividades coletivas para gestantes e familiares em uma Unidade Básica de Saúde para verificar a aplicabilidade, sendo aprovado.
Resultados A utilização do instrumento permitiu a unificação de informações sobre a motivação para ser doador, cuidados com a retirada do leite materno, técnica de conservação, rota de coleta e um canal de comunicação entre instituições (Banco de Leite Humano e Rede de Atenção Primária) e usuários. Mostrou-se uma ferramenta de interface simples na divulgação e manuseio de conteúdo a partir da síntese de assuntos de interesse durante consultas de pré-natal e grupos de gestantes.
Análise Crítica A tecnologia da informação tem possibilitado novos caminhos de divulgação das informações para os usuários ao utilizar as ferramentas disponíveis na informática para a melhoria e qualificação dos processos em saúde para a melhoria do SUS. No entanto, coloca-se como desafio a tal campo a alfabetização digital de grande parte dos brasileiros, especialmente da população que não possui acesso à Internet. O instrumento mostrou-se eficaz em sua aplicação, aprimorando a pactuação com os Bancos de Leite Humano.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto atingiu as expectativas, a partir do alcance do público-alvo através da informatização da saúde no uso de mensagens instantâneas para ampliação do acesso. Sendo o cartão interativo utilizado como meio de conhecimento e ferramenta de comunicação entre usuário e a rede pública de saúde. Assim, disponibilizar a informação necessária e relevante ao público vem se consagrando numa estratégia positiva para a incorporação do tema na sociedade.
|