Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43942 - O USO DO E-SUS APS NA EMERGÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19
DANIELLE TELES DA CRUZ - UFJF, COSME REZENDE LAURINDO - UFJF, ANA CAROLINA CARVALHO REIS - UFJF, ELFY MAWUGNON DEGUENON - UFJF


Período de Realização
O relato de experiência corresponde ao período de 22 de maio a 15 de dezembro de 2020.

Objeto da experiência
Projeto de extensão intitulado “Sistemas de Informação em Saúde: construindo dados gerenciais para o enfrentamento do COVID19”.

Objetivos
Digitar e qualificar o preenchimento de fichas de cadastro individual, domiciliar e territorial do e-SUS APS, diante da emergência da Covid-19, orientados pelo papel social da universidade pública, demanda local e um contingente de indivíduos com potencial técnico e intelectual subutilizados.

Metodologia
A pandemia incidiu negativamente sobre problemas pré-existentes em relação ao uso do e-SUS APS. Tal situação ancorada ao fato de que as atividades presenciais da universidade estavam suspensas, em decorrência do isolamento social, levou a proposição desse projeto. As atividades, realizadas remotamente, incluíram oficinas, capacitação para o uso do sistema, digitação e análise de fichas, entregues no domicílio dos participantes, e comunicação com o ACS para realização de ações educativas.

Resultados
Participaram 16 discentes e foram digitadas 10.432 fichas: 7.648 de cadastro individual e 2.784 de domiciliar e territorial. Foi possível analisar a qualidade de preenchimento das fichas, levantar os principais erros e identificar profissionais e serviços passíveis de receberem ações de educação e sensibilização, prezando pela acurácia dos dados (autenticidade, fidelidade e exatidão das informações que são coletadas e processadas nos sistemas de informação).

Análise Crítica
Grande parte das fichas apresentavam falta de dados (obrigatórios e não obrigatórios), inconsistência nas informações e ilegibilidade, dificultando a digitação. Observamos também a ausência sistemática de dados referentes ao quesito raça/cor (obrigatório), orientação sexual e identidade de gênero, que repercutem na inadequação do planejamento em saúde, invisibilidade de determinados grupos e comprometimento dos princípios do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
Essa experiência possibilitou a redução da defasagem de informações no e-SUS APS e melhora da qualidade do preenchimento dos dados pelos ACS. Compreende-se, ainda, que esse projeto se configurou como instrumento de mudança da realidade local, de otimização do processo formativo dos acadêmicos e também de educação permanente. Representou também uma importante contribuição para o município e uma alternativa para criação de projetos futuros.