SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43563 - IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA (CIE) COMO INSTRUMENTO DE DETECÇÃO E MONITORAMENTO DE SURTOS, EPIDEMIAS E EMERGÊNCIAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, MÁRCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, TATIANE CALDEIRA DOS SANTOS DE SALLES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, JOÃO ROBERTO CAVALCANTE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, DÉBORA MEDEIROS DE OLIVEIRA E CRUZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, LUCIANA FREIRE DE CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, VALERIA SARACENI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, OSWALDO GONÇALVES CRUZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, BETINA DUROVNI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO, DANIEL SORANZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SMS RIO
Período de Realização Novembro de 2021 a março de 2022
Objeto da experiência Implantação de um Centro de Inteligência Epidemiológica para monitoramento de doenças e agravos na Cidade do Rio de Janeiro.
Objetivos Descrever a implantação do Centro de Inteligência Epidemiológica na Cidade do Rio de Janeiro (CIE) como estratégia para colaborar com a detecção precoce e monitoramento de surtos, epidemias e potenciais emergências em saúde na cidade do Rio de Janeiro.
Metodologia Foram realizadas oficinas para elaboração da proposta de estrutura e funcionamento do CIE. Participaram das oficinas sanitaristas, epidemiologistas e profissionais de tecnologia de informações. Foram descritas as missões, visão e valores do centro. Foi proposto a criação de três núcleos para execução das atividades de rotina do CIE: análises epidemiológicas, qualificações da rede de vigilância em saúde e tecnologia da informação.
Resultados O CIE foi inaugurado em março/2022 e contou com o apoio da Organização Panamericana de Saúde. Tem por objetivo inovar na elaboração de informações estratégicas em saúde para tomada de decisão e detectar precocemente alterações no padrão de doenças e agravos. O diferencial do CIE inclui a integração de diferentes fontes de dados; utilização da epidemiologia e de técnicas estatísticas na análise de dados; além do monitoramento por meio de painéis e boletins epidemiológicos com modelagem de dados.
Análise Crítica Este é o primeiro centro a utilizar o conceito de inteligência epidemiológica em sua concepção no Brasil. A estrutura do CIE conta com tecnologias inovadoras e se baseia em estruturas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. O centro atua dentro do campo da saúde coletiva propondo estratégias que pretendem identificar precocemente alterações no padrão de ocorrência de agravos no sentido de organizar as ações de preparação e resposta às Emergências de Saúde Pública.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação do CIE, um legado do enfrentamento da pandemia de COVID-19, trouxe inovações em fontes de dados e uso de tecnologias em epidemiologia, vigilância em saúde e saúde coletiva. Os painéis e boletins colaboram para a transparência das informações em saúde e tomada de decisão. O CIE ampliou a capacidade de análise e detecção precoce de Emergências de Saúde Pública, sendo uma estrutura importante para metrópoles como o Rio de Janeiro.
|