SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42369 - A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO JOGO SUPERSUS FERNANDA ELIZABETH SENA BARBOSA - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, ISLANDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA - UFPE, LAYS HEVÉRCIA SILVEIRA DE FARIAS - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, INGRID REBECKA DE FRANÇA NASCIMENTO - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, LUCAS SANTOS AMARAL DE CARVALHO ROCHA - IAM/FIOCRUZ PERNAMBUCO, ADRIANA FALANGOLA BENJAMIM BEZERRA - UFPE, CAMILLA MARIA FERREIRA DE AQUINO - IFPE
Período de Realização Desde 2021, está em desenvolvimento a nova versão do jogo SuperSUS, pela Fiocruz Pernambuco.
Objeto da experiência APS em game: a experiência da construção de um recurso educacional digital para reconhecer o cuidado na APS com as PICS, direcionado para jovens
Objetivos Relatar a experiência de construção colaborativa da nova versão do jogo digital SuperSUS, que retratará o cuidado em saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) com o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Metodologia Empregou-se a técnica de storytelling (narração de história), com a equipe do projeto composta por pesquisadores da Saúde Coletiva e da Ciência da Informação, designers, desenvolvedor de software, músico, ilustradores e animadores, com uso de relatos verbais, textos, experiências prévias e recursos audiovisuais para compreender as atividades da APS e PICS. Houve definição do objetivo e roteiro do jogo, personagens, cenários, desafios e conquistas. Acessibilidade e inclusão são temas transversais do jogo
Resultados Foram realizadas 3 oficinas com especialistas, 2 alinhamentos teóricos e 24 reuniões com a equipe do projeto. Ao integrar conhecimentos científicos e técnicos de múltiplos saberes na construção do roteiro jogo e definição de gameplay foi possível transpor para o universo dos jogos digitais a realidade do cuidado à saúde com as PICS na APS. Primando pela boa jogabilidade e fidedignidade ao contexto da APS, o roteiro foi avaliado por Agentes Comunitários de Saúde.
Análise Crítica A construção interdisciplinar é mais desafiadora porque exige de cada participante rever suas teorias e pré-conceitos. Todavia foi possível perceber que tal construção abarca mais possibilidades de compreensão da realidade e disseminação do conteúdo. Porém, é fundamental para a construção do roteiro e gameplay a existência de um mediador, visando explorar o melhor da experiência de cada participante do processo de storytelling e avaliação, obtendo vários olhares e vivências relacionadas à APS.
Conclusões e/ou Recomendações O jogo SuperSuS trabalha com a ideia de usar um cenário baseado na realidade para apresentar o jogador às ações cotidianas da APS e das PICS. Com isso, busca-se engajamento entre os jovens (público alvo do jogo) em prol de um SUS universal e reconhecido. Para isso, é fundamental contar com uma equipe interdisciplinar e colaborativa e envolver usuários reais (trabalhadores da saúde) no desenvolvimento deste tipo de recurso educacional.
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