SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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42082 - TELEINTERCONSULTAS PARA FILAS DE CONSULTAS E EXAMES REGULADOS NO SUS RECIFE: EDUCAÇÃO PERMANENTE E INTEGRAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO ATRAVÉS DA TELESSAÚDE ISABEL BRANDÃO CORREIA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, GUSTAVO SÉRGIO DE GODOY MAGALHÃES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, KLEBER SOARES ARAÚJO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, BENEUAN DE OLIVEIRA TIMÓTEO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, SEVERINO CATÃO RODRIGUES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, MARIA DO CARMO LUCAS PONTES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, VALDEREZ RIBEIRO DE ANDRADE - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, ANDREZA BARKOKEBAS SANTOS DE FARIA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, TASSIA FERNANDA CARNEIRO DE ANDRADE - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, LIANDRA LUNA DA SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Período de Realização Desde março de 2015 até maio de 2022.
Objeto da experiência Teleinterconsultas (TINC) para Filas de Espera de consultas e exames regulados, mediadas por um núcleo municipal de Telessaúde, no SUS Recife.
Objetivos Relatar a construção da intervenção, a partir da descrição das etapas para a oferta das Teleinterconsultas (TINC) para filas de espera, assim como refletir acerca dos desafios e alcances para a rede SUS Recife.
Metodologia Disponibilizou-se educação permanente mediada por tecnologias bidirecionais aos trabalhadores que realizam encaminhamento por condições sensíveis às TINC. A esta intervenção se nomeou TINC para filas de espera e incluiu: definição de áreas prioritárias; seleção de especialista educador e assistente; estudo de solicitações do SISREG; construção de protocolo de acesso; definição de condições elegíveis; oferta da TINC; registro de desfechos no SISREG, PEC, planilha; monitoramento e avaliação.
Resultados Das 65.843 situações elegíveis, realizou-se 7.193 TINC, com maior sucesso na otorrino, seguida de cardio e gastro. Os desfechos observados foram "agendado", seguido de "mantido na fila" e "retirado da fila", sendo este último a maioria nas consultas (43,19%) seguido de exames (11,78%). No início, 84,45% das TINC eram das "fila de espera", com mudança no padrão em 2021, principalmente na cardio e otorrino, com maior equilíbrio entre as duas modalidades, sendo 37,39% por "demanda espontânea".
Análise Crítica Há baixa conversão de condições elegíveis em TINC realizadas, resultado da fragilidade na comunicação; ausência de horário protegido, plano de valorização e representatividade dos trabalhadores na elaboração dos fluxos; registro da informação em saúde frágeis, em plataformas sem interoperabilidade. Ao mesmo tempo, percebe-se mudança da relação do trabalhador com a telessaúde, pois ao agregar valor de uso à intervenção passa a incorporá-la, realizando TINC antes de solicitar exame ou consulta.
Conclusões e/ou Recomendações O compromisso dos atores envolvidos na construção da intervenção através da teleinterconsulta como dispositivo de integração de redes de atenção à saúde é com o usuário e com os trabalhadores. Aposta-se em usuários melhores cuidados a partir da aproximação dos trabalhadores da rede SUS, com clareza nas atribuições e ações a serem desenvolvidas em cada ponto da RAS, compartilhamento de saberes entre os pares e informação de saúde de qualidade.
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