Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41353 - DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO DE SMARTPHONE BASEADO NA ABORDAGEM CENTRADA NO USUÁRIO PARA PERDA DE PESO
RICARDO ANSALONI DE OLIVEIRA - UFTM, ERIKA CARDOSO DOS REIS - UFOP, JAIR SINDRA VIRTUOSO JÚNIOR - UFTM, ANA LAURA NOGUEIRA - UFTM, LÍVIA VIEIRA SIMÕES ANSALONI - UNICERRADO


Apresentação/Introdução
As tecnologias móveis em saúde mhealth, são definidas como dispositivos móveis, assistentes digitais e outros dispositivos sem fio. O uso de aplicativos para gerenciamento de peso e incentivo a práticas saudáveis vem se destacando entre as pesquisas. Entretanto, existem poucos estudos com características metodológicas na abordagem centrada no usuário.

Objetivos
Apresentar características gerais do projeto de desenvolvimento de um aplicativo móvel para autogerenciamento do peso corporal, alimentação saudável e prática de atividades física pautado na teoria da abordagem centrada no usuário (UCD).

Metodologia
Trata-se de um estudo de delineamento transversal, em diferentes etapas de desenvolvimento do referido App. Foi utilizado um questionário eletrônico, autoaplicável, contendo perguntas sobre a expectativa e opiniões para o desenvolvimento do protótipo, em seguida novos questionários para a avaliação do protótipo destinado a profissionais de saúde e pessoas com excesso de peso IMC >25 Kg/m2.

Resultados
58% profissionais de saúde e 42% pessoas com excesso de peso participaram da pesquisa. A maioria dos participantes são do sexo feminino (88%). Entre os profissionais de saúde, 70% atuaram na atenção primária por pelo menos 3 anos. O desenvolvimento da pesquisa resultou em duas versões (0 e 1), a versão “0” foi a inicial e apresentou informações conceituais sobre obesidade, alimentação saudável, AF e a avaliação do IMC, além de um programa de 12 semanas sobre alimentação saudável e prática de AF. A versão “1” consistiu na adequação do aplicativo levando em consideração as sugestões dos participantes e, diante disso, essa versão apresenta maior interatividade e um design mais convidativo.

Conclusões/Considerações
Tais ferramentas têm se mostrado eficientes no tratamento do sobrepeso e obesidade, desta forma o App, após as novas modificações, será um grande aliado no fornecimento de orientações para autocuidado apoiado dos indivíduos com obesidade.