Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41300 - UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE POWER BI PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE: NOVAS TECNOLOGIAS PARA TOMADA DE DECISÃO
BEATRIZ FIKOTA DE SÁ PAIXÃO - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, LUCAS NASCIMENTO FERREIRA LOPES - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, LAÍS LEONARDO FIEBIG - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, LUIS CARLOS TORRES GUILLEN - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, GITONAM LUCAS TAVARES HONORATO - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, SAVILLE MARIA COUTINHO BORGES ALMEIDA - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, CIANE DOS SANTOS RODRIGUES - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS, JOSY MARIA DE PINHO SILVA - SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE / SMS


Apresentação/Introdução
Business Inteligence pode ser explicado como um processo orientado pela tecnologia de coleta, armazenamento e análise de dados que auxilia na tomada de decisões de uma empresa. Ele oferece uma maneira de examinar os dados para que seja possível observar tendências e obter insights. Discute-se aqui sua utilização dentro do contexto de análises de dados em saúde.

Objetivos
Analisar o uso do dashboard como uma ferramenta fundamental que proporciona oportunidades para uma atuação presente e dinâmica para melhoria das condições e da assistência à saúde.

Metodologia
Para a elaboração do dashboard foi utilizado o Microsoft Power BI. Existem diversas outras ferramentas de BI, porém como a maior parte dos dados utilizados vêm no formato Excel, o Power BI foi a que melhor se adequou por ser também da Microsoft. O software aceita dados em outros formatos, como por exemplo uma coleção de data warehouses híbridos locais ou baseados na nuvem. A ideia do BI dentro da Sala de Situação é a de tornar visual a interpretação dos dados. À medida em que forem adicionados novos dados, análises mais robustas poderão ser feitas melhorando o embasamento para a tomada de decisão dos gestores e a consequente criação de novas políticas públicas de saúde para o município.

Resultados
Como resultado a Sala de Situação de Saúde de Niterói elaborou 3 dashboards para a gestão. O primeiro foi construído para uma análise dos casos, óbitos e vacinação de COVID-19 no município. O segundo diz respeito aos indicadores de mortalidade em Niterói e sua evolução desde 2010. O último é uma análise sobre a violência no município e suas notificações, mostrando também uma evolução desde 2010. Os três BIs encontram-se devidamente atualizados e operacionais, com layouts distintos, mostrando uma variedade de apresentação dos dados compilados.

Conclusões/Considerações
Ressalta-se que saúde vai além da visão biomédica, sendo importante considerar os determinantes sociais e comportamentais. Portanto, é fundamental que se estabeleça o diálogo entre a SDSS com os demais setores da prefeitura. Nesse sentido, a exposição dos dados de maneira visual e interativa no formato de dashboard facilita a comunicação intersetorial.