SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41283 - PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO LUCIANA FREIRE DE CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, TATIANE CALDEIRA DOS SANTOS DE SALLES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MÁRCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Realização das oficinas entre agosto e dezembro de 2021. Monitoramento ao longo do ano de 2022.
Objeto da experiência Monitoramento e avaliação de indicadores como parte dos processos de trabalho da vigilância em saúde.
Objetivos Padronizar e institucionalizar o processo de monitoramento e avaliação de indicadores estratégicos da vigilância em saúde do município do Rio de Janeiro
Metodologia A elaboração dos painéis de monitoramento foi realizada de forma participativa em oficinas com o envolvimento de técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro durante o ano de 2021. A escolha dos indicadores se deu de acordo com a necessidade de monitorar indicadores pactuados pela gestão e de acompanhar de perto processos de trabalho estratégicos. Foram produtos destas oficinas: o rol de indicadores com seus respectivos parâmetros e fichas de qualificação.
Resultados Foram elaborados dois painéis: o primeiro avalia o desempenho do município em indicadores de pactuações oficiais como Programação Anual De Saúde, PQAVS e Previne Brasil. O segundo inclui indicadores de monitoramento de processo de trabalho. Os indicadores são avaliados mensalmente e podem ser acompanhados pelos painéis compartilhados. A cada quadrimestre é realizado encontro com a rede de vigilância em saúde municipal para avaliação dos resultados e articulação destes com o planejamento anual.
Análise Crítica Monitoramento e avaliação de indicadores são importantes componentes da gestão e o acompanhamento mensal permite que ações possam ser implementadas oportunamente. Como desdobramento, observa-se que estratégias de capacitação, supervisão e fortalecimento da rede vem sendo pautadas nos resultados de indicadores do painel. Ao longo de 2022 percebem-se avanços em importantes indicadores da vigilância, como investigação de óbito por tuberculose e oportunidade de notificação de falhas de rede de frio.
Conclusões e/ou Recomendações O painel representa uma ferramenta que sistematiza informações de modo a promover melhor articulação entre os resultados dos indicadores e o cumprimento das metas propostas. Entender o monitoramento e avaliação de indicadores como parte do processo de trabalho da vigilância em saúde é fundamental para orientar a tomada de decisão oportuna e fornecer elementos que propiciem maior eficiência às atividades desenvolvidas.
|