Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40148 - CALCULADORA ONLINE DE IDADE GESTACIONAL EM DIAS: FERRAMENTA CULTURAL PARA PROMOVER O QUESTIONAMENTO DO EXCESSO DE INTERVENÇÕES NO PARTO
DENISE YOSHIE NIY - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, ELIANA DE AQUINO BONILHA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, CÉLIA MARIA CASTEX ALY - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, BEATRIZ FIORETTI-FOSCHI - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP, CARMEN SIMONE GRILO DINIZ - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP


Apresentação/Introdução
No Brasil, há excesso de intervenções no parto, em especial cesáreas e induções, com redução da idade gestacional (IG). Considerar IG em dias e o período de termo (não só a data prevista para o parto) explicita a importância para a saúde perinatal de não se antecipar o nascimento. Como parte de projeto de pesquisa mais amplo, desenvolveu-se calculadora online de IG para comunicar isso a gestantes.

Objetivos
Analisar as potencialidades de uma "calculadora online de idade gestacional" como ferramenta cultural (segundo estímulo) para o questionamento do excesso de intervenções na assistência ao parto, em especial a cesariana agendada e a indução.

Metodologia
Foram realizados quatro encontros (3 gestantes e 1 puérpera), via googlemeet, gravados e transcritos. Após assinatura digital do TCLE, as participantes foram convidadas a acessar a calculadora e a compartilhar a sua tela. Em seguida, navegaram pela calculadora, dizendo em voz alta o que estavam fazendo e pensando. Ao fim do teste, elas responderam a algumas perguntas sobre a experiência.
Os resultados foram analisados à luz da teoria da atividade histórico-cultural, conforme a escola finlandesa, em que ferramentas culturais podem ser usadas como segundo estímulo para o desenvolvimento de agência transformativa, levando sujeitos a romper com conflitos de motivos. (CAAE 47932921.1.0000.5421)

Resultados
Os encontros duraram de 50 a 90 minutos, a depender do detalhamento das participantes. Em geral, questões estéticas como layout, uso de cores, e escolha das fotos foram bem avaliadas, com solicitações pontuais de ajuste para melhorar a legibilidade de alguns textos. Todas as participantes declararam não conhecer a proposta de contagem da idade gestacional em dias, sendo familiarizadas apenas com a medida em semanas e meses. Todas elas se mostraram surpresas com os gráficos e as informações trazidas pela calculadora, explicitando a perda de dias de gestação conforme o tipo de parto e a fonte de financiamento (pública/privada), mesmo alegando já conhecer a realidade de excesso de cesarianas no país.

Conclusões/Considerações
As participantes refletiram sobre suas gestações e sobre o intervalo em dias do período de termo, em contraste ao dia único representado pela data prevista para o parto. Referiram que isso reduz a ansiedade em relação à maturidade do feto, aumentando a segurança para aguardar o início espontâneo do trabalho de parto. Conclui-se que a calculadora tem grande potencialidade como segundo estímulo para o desenvolvimento de agência transformativa.