SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39816 - TELESSAÚDE PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA ANÁLISE DA OFERTA E DO ALCANCE DOS SERVIÇOS LUANA GABRIELE NILSON - NÚCLEO TELESSAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - NÚCLEO TELESSAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, HARLEY MIGUEL WAGNER - NÚCLEO TELESSAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, MARCOS AURÉLIO MAEYAMA - NÚCLEO TELESSAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, MARIA CRISTINA MARINO CALVO - NÚCLEO TELESSAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Período de Realização Dados de atuação dos últimos 10 anos do Núcleo Telessaúde UFSC em Santa Catarina – 2012 a 2021.
Objeto da experiência Núcleo Telessaúde UFSC: serviço de referência no apoio assistencial e educação permanente, em parceria com gestores municipais e estaduais.
Objetivos Apresentar uma experiência consolidada de apoio clínico, suporte diagnóstico e formação dos profissionais e trabalhadores de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde, com vistas à melhoria do acesso e da resolutividade do cuidado à população atendida no Sistema Único de Saúde.
Metodologia O Núcleo Telessaúde UFSC, desde 2007, oferece serviços de teleconsultoria, tele-educação e segunda opinião formativa. Em 2010 os serviços de Telessaúde e Telemedicina foram integrados no Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), permitindo a emissão de laudos a distância e acesso aos exames e demais serviços em uma única plataforma. Estratégias de adequação e qualificação dos serviços e a parceria dos gestores municipais e estaduais consolidaram o Núcleo como referência estadual.
Resultados O Telessaúde UFSC atende mais de 34 mil profissionais, 2.444 municípios de 27 estados brasileiros. Foram realizadas mais de 185 mil teleconsultorias, 2,5 milhões de laudos de exames, 150 mil participações em webpalestras e 20 mil certificações em minicursos. A vinculação de teleconsultorias e do telediagnóstico ao processo regulatório em SC reduziu filas, tempo de espera, custos e deslocamentos desnecessários. Em casos específicos, promoveu o encaminhamento imediato devido a gravidade.
Análise Crítica O modelo de financiamento descontinuado e incerto dos Núcleos é um ponto crítico. Todo o processo requer investimento continuado em tecnologia e qualificação da equipe. Parte importante dos resultados positivos do Telessaúde UFSC pode ser atribuída às parcerias com secretarias municipais e estadual de saúde, incluindo cedência de especialistas para teleconsultorias e telediagnóstico. A qualidade e continuidade dos serviços do Núcleo possibilitam acordos de parceria e a sustentabilidade da oferta
Conclusões e/ou Recomendações Reconhecida como ferramenta capaz de ultrapassar barreiras geográficas e construir redes de apoio entre profissionais, serviços e usuários, a telessaúde é estratégica para ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde. É um processo que requer expertise da equipe e renovação de pactuações e acordos a cada alteração da gestão. Sugere-se a adoção de modelo de financiamento contínuo para assegurar a sustentabilidade do serviço.
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