Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39507 - A SAÚDE DIGITAL NA APS COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO À PESSOA IDOSA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
ÍSIS DE SIQUEIRA SILVA - UFRN, AGUINALDO JOSÉ DE ARAÚJO - UFRN, SEVERINA ALICE DA COSTA UCHÔA - UFRN


Apresentação/Introdução
A pandemia da COVID-19 somada ao perfil atual das transições demográficas e epidemiológicas exigiu a implementação e o aperfeiçoamento de estratégias de saúde que pudessem responder às necessidades dos idosos. A saúde digital abrange todos os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que são utilizados na rotina do processo de trabalho e gestão em saúde, assim como dos pacientes.

Objetivos
Este estudo tem o objetivo de apresentar a saúde digital como estratégia de cuidado à pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa documental, realizada a partir de uma busca rápida, por pares, no Google Acadêmico, com os descritores estratégicos “idoso” and “telessaúde” or “saúde digital”; foram incluídos documentos que respondessem ao questionamento: “Como a saúde digital contribuiu para os atendimentos da APS voltados para a pessoa idosa durante a pandemia da COVID-19 no Brasil?” Adotou-se como critérios de inclusão: artigos científicos de periódicos e documentos oficiais de agências de saúde, publicados em português, entre 2020 e 2021. A amostra final resultou em 7 artigos científicos e 2 documentos oficiais.

Resultados
O uso da saúde digital esteve relacionado à redução de fluxo de pessoas em estabelecimentos de saúde, reorganizando os atendimentos presenciais e evitando aglomerações; e tem se apresentado como um recurso complementar para o acompanhamento de doenças crônicas não transmissíveis, promover maior nível de autonomia e autocuidados e favorecer adesão aos tratamentos. Além de contribuir a nível assistencial, as estratégias de saúde digital têm sido implementadas para ações de educação em saúde. No entanto, alguns desafios foram evidenciados, como acesso a internet, a cibersegurança, o uso de dispositivos eletrônicos, o conhecimento de aplicativos e softwares, além de outras tecnologias digitais.

Conclusões/Considerações
As soluções digitais revelaram-se potencializadoras dos cuidados em saúde na APS, mas existem desafios para a efetivação da saúde digital voltada para o público idoso. Concluiu-se que a saúde digital é uma estratégia que contribui para a melhoria dos cuidados voltados para a pessoa idosa, mas que existe a necessidade de ações efetivas que superem as barreiras de acesso tecnológico, tanto dos serviços de saúde, quanto da população idosa.