Sessão Assíncrona


SA12.8 - TECNOLOGIAS DIGITAIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38364 - PAINEL DE INDICADORES PARA ACOMPANHAMENTO DO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE NO ESTADO DO AMAZONAS.
BLENO LEONAM GONÇALVES DA COSTA - FVS-RCP; UFAM-PPGCIS, LARA BEZERRA DE OLIVEIRA - FVS-RCP, JAIR DOS SANTOS PINHEIRO - FVS-RCP, LEÍSE GOMES FERNANDES - FVS-RCP, ERIAN ALMEIDA SANTOS - FVS-RCP, DANIEL BARROS DE CASTRO - FVS-RCP; UFAM-PPGCIS


Período de Realização
01 de março de 2022 a 17 de maio de 2022

Objeto da experiência
Painel do perfil epidemiológico da tuberculose dos pacientes no estado do Amazonas.

Objetivos
Proporcionar transparência às ações de controle da tuberculose no Amazonas.

Metodologia
O painel apresentado como proposta e validado pela área técnica foi criado por meio do tableau versão 2022.0, foi projetado gráficos e mapas para analise de indicadores epidemiológicos como de sexo, faixa etária, local de residência, incidência por cidade ou município, mortalidade por cidade ou município de residência, tipo de forma clinica e na população especial. Os indicadores analisados foram epidemiológicos e operacionais.

Resultados
Os painéis de indicadores são uma ferramenta para o acompanhamento do cenário da doença e dos resultados das ações de controle da tuberculose no estado do Amazonas. No painel da Tuberculose, os mapas com a distribuição espacial das taxas de incidência de TB, da TB/HIV e da taxa de mortalidade por TB, bem como do ranqueamento dos municípios em relação a esses indicadores, possibilitam a identificação dos municípios a serem priorizados no processo de fortalecimento das Regionais de Saúde.

Análise Crítica
Os painéis trazem ainda informações sobre o resultado dos principais indicadores operacionais de controle da doença no Amazonas, avaliados no âmbito estadual e municipal pelos diversos instrumentos de gestão do SUS, indispensáveis para gestores, profissionais e conselheiros de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A publicação dos Painéis de Monitoramento da Tuberculose é de suma importância para que os profissionais dos serviços de saúde e Coordenadores Municipais do Programa de Controle da Tuberculose visualizem os resultados de suas ações. Por meio das informações disponíveis nos painéis, os gestores municipais podem subsidiar a tomada de decisões e planejamento de novas ações no combate da doença na sua gestão.