SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44582 - CIÊNCIA DE DADOS NO PRÉ-PROCESSAMENTO DOS CASOS DE COVID-19: É RELEVANTE DEDUPLICAR AS NOTIFICAÇÕES DA COVID-19? LUÍS GUILHERME SANTOS BUTERI ALVES - IESC/UFRJ, REJANE SOBRINO PINHEIRO - IESC/UFRJ
Apresentação/Introdução Dados de qualidade são fundamentais para a vigilância e a gestão em saúde. No contexto da pandemia da COVID-19, um novo agravo com alta carga e velocidade de transmissão, é de grande importância agilidade no registro de casos, para permitir ações ágeis. Nesta condição, parcela das notificações dos casos suspeitos pode estar duplicada, dado que o sistema permite mais de um registro sobre o mesmo caso.
Objetivos Analisar a duplicidade dos dados do eSUS Notifica, considerando como exemplo os casos notificados de síndrome gripal no município do Rio de Janeiro, nos anos de 2020 e 2021.
Metodologia Foi realizado relacionamento por meio de chave determinística em Structured Querry Language (SQL) dos dados de notificação dos casos de síndrome gripal (e-SUS VE) utilizando critérios baseados em uma chave de blocagem do soundex do nome do paciente, data de nascimento e sexo. Foi considerado um único caso de COVID-19 quando notificações de um mesmo indivíduo estavam repetidas em intervalo de 30 dias, numa abordagem conservadora.
Resultados O e-SUS Notifica do município do Rio de Janeiro entre 2020-2021 apresentou 2.212.164 notificações. Destes 1.454.539 são de notificações que não se repetem, referentes a um mesmo caso de COVID-19.Considerando como sendo referentes ao mesmo caso notificações feitas em menos de 30 dias, verificaram-se 154.518 duplicidades, representando aproximadamente 7% dos registros (2.057.646). Considerando um intervalo de 60 dias entre notificações para definição de novo caso de COVID-19, foram observados 207.930 registros representando aproximadamente 9,4% dos registros (2.004.234).
Conclusões/Considerações Foi observado que o uso de deduplicação em bases dados reforça a qualidade dos dados preenchidos no e-SUS Notifica, além de demonstrar uma interessante estratégia para redução de duplicidade de dados, melhorando a acurácia nas análises
|