Sessão Assíncrona


SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44430 - PAINEL DE MONITORAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO TRATAMENTO DA INFECÇÃO LATENTE DA TUBERCULOSE (ILTB) NO AMAZONAS.
LARA BEZERRA DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-FVS-RCP, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS, BLENO LEONAM GONÇALVES DA COSTA - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-FVS-RCP, PROGRAMA DE PÓS GRAUDAÇÃO PGCCI-UFAM, JAIR DOS SANTOS PINHEIRO - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-FVS-RCP, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS- SEMSA, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, LEÍSE GOMES FERNANDES - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-FVS-RCP, ERIAN ALMEIDA SANTOS - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-FVS-RCP, DANIEL BARROS DE CASTRO - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-FVS-RCP, MARCELO CORDEIRO DOS SANTOS- - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS


Período de Realização
01 de março de 2022 (desenvolvimento contínuo).

Objeto da experiência
Protocolo de Vigilância da Infecção Latente do Mycobacterium tuberculosis (ILTB).

Objetivos
Disponibilizar ferramenta para gestores, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil para monitoramento da implantação da vigilância da ILTB no âmbito dos municípios do Amazonas.

Metodologia
Desenvolveu-se Painel Eletrônico dados extraída do Sistema IL-TB,para gestão dos casos em tratamento para Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), no formato xlsx” e análise de dados software Tableau (v2022.0). As variáveis categóricas considerou-se local de residência; tipo de tratamento; sexo, indicação e situação de encerramento. Entre as variáveis contínuas, idade e número de doses utilizada até o desfecho. Encontra-se no link https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/126/2.

Resultados
Entre 2016 e maio de 2022 foram notificados 2.800 tratamentos de ILTB no Amazonas. Quanto ao perfil dos casos predominou-se sexo masculino, faixa etária entre 15 a 50 anos, entre os grupos elegíveis mais acessados, estão os contatos dos casos de tuberculose, a Isoniazida foi utilizada em cerca de 80% dos tratamentos, cuja taxa de conclusão foi pouco mais de 70% contra, 85% da Rifampicina e 80% da Rifapentina + Isoniazida.

Análise Crítica
O Painel de Monitoramento da ILTB é uma ferramenta para subsidiar os gestores e profissionais de saúde para ampliação do rastreio, diagnóstico e tratamento da ILTB nos grupos com maior risco de adoecimento, sendo uma das principais estratégias para a interrupção da cadeia de transmissão e controle da doença.

Conclusões e/ou Recomendações
A publicização do painel da ILTB no Amazonas apresenta o processo de implantação do Protocolo da Vigilância da ILTB no estado, contemplando informações para o acompanhamento da meta estadual em consonância com a meta nacional e global para eliminação da Tuberculose como problema de Saúde Pública.