SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43302 - O DESENVOLVIMENTO DE BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS DA COVID-19 PELO PET SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE NO LITORAL DO PARANÁ. MICHELE CRISTINA DULLIUS - UFPR, VINICIO OLIVEIRA DA SILVA - UFPR
Período de Realização Agosto de 2020 a março de 2021.
Objeto da experiência Boletins Epidemiológicos da Covid-19, produzidos pelo PET Saúde Interprofissionalidade no Litoral do Paraná.
Objetivos Apresentar a experiência do PET Saúde Interprofissionalidade no desenvolvimento de Boletins Epidemiológicos da Covid-19, no Litoral do Paraná e suas contribuições na produção de informações qualificadas, tanto para gestores, contribuindo na tomada de decisão, quanto para a população local.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência sobre os Boletins Epidemiológicos, de caráter técnico-científico, produzidos pelo PET Saúde Interprofissionalidade, no período de agosto de 2020 a março de 2021, a partir de dados da Secretaria de Saúde do estado do Paraná (SESA). Foi analisada a evolução epidemiológica dos casos e dos óbitos nos sete municípios do Litoral do Paraná, a partir das taxas de incidência, mortalidade e letalidade, assim como a média móvel de casos.
Resultados Foram desenvolvidos 32 boletins, divulgados no site da UFPR Litoral e nas redes sociais. Foi possível identificar as desigualdades de morbimortalidade entre os sete municípios do Litoral, tendo em vista que a 1ª RS foi uma das mais atingidas pela pandemia. Ficou evidente o impacto da estrutura dos serviços de saúde locais na incidência, mortalidade e letalidade. Esta atividade foi fundamental na divulgação de informações, para a população e para os gestores, auxiliando na tomada de decisão.
Análise Crítica A produção dos Boletins Epidemiológicos foi uma experiência que propiciou novos aprendizados aos estudantes, especialmente na perspectiva da formação interprofissional. Destaca-se o desenvolvimento de habilidades e competências na área de vigilância em saúde, da epidemiologia aplicada aos serviços de saúde e da educação em saúde, além da divulgação de informações científicas confiáveis, para gestores de saúde e para a comunidade do Setor Litoral.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência, no âmbito do PET Saúde Interprofissionalidade, se apresenta como uma ação extensionista inovadora, considerando, especialmente, que com a pandemia da Covid-19, o projeto necessitou passar por readaptação à modalidade remota, reinventando o planejamento das ações a serem desenvolvidas. Durante 8 meses se configurou como um instrumento que contribuiu com a vigilância da Covid-19 no litoral do Paraná.
|