SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43030 - CONFLITO DE INTERESSES EM ENTIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA E A NESTLÉ FLÁVIA CAMPOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO), CAROLINA S. PASSINI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO), INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA (IESC), KIMIELLE CRISTINA SILVA - SEM FILIAÇÃO, FERNANDO LAMARCA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO), UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ), CLAUDIA ROBERTA BOCCA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
Apresentação/Introdução Novas evidências vêm demonstrando a influência da atividade política corporativa da indústria de alimentos em diversos espaços de incidência, como na formulação de políticas públicas, produção científica, entidades técnico-científicas e cooptação de profissionais de saúde. Nos últimos anos, uma relação orgânica entre a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Nestlé, tem sido publicizada.
Objetivos Analisar, em uma perspectiva histórica, a relação entre a SBP e a Nestlé.
Metodologia Trata-se de um estudo de caso exploratório realizado em meios de comunicação disponíveis no repositório de acesso aberto da Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional. A busca dos registros foi conduzida entre os meses de agosto e setembro/2021, por meio dos descritores de assunto combinados “Sociedade Brasileira de Pediatria” e “Nestlé”. As buscas foram realizadas por décadas e com delimitação temporal do ano de 1900 e 2019, considerando a possibilidade de alguma notícia anterior à fundação da SBP (1910) e o último ano disponível para as buscas. Os registros foram selecionados, os duplicados excluídos e os incluídos salvos e sistematizados por período histórico.
Resultados Foram encontradas um total de 274 registros. A maior frequência de ocorrências foi observada nas décadas de 1960-1969 (n=108, 39,4%) e 1950-1959 (n=89,32,5%), respectivamente. Dentre os principais achados do estudo estão o patrocínio/financiamento da Nestlé nos eventos técnico-científicos organizados pela SBP, desde a primeira Jornada de Pediatria e Puericultura da entidade no ano de 1947 e na aquisição da então sede da SBP em 1961. Nessa relação simbiótica de quase 8 décadas, foi identificada o apoio da SBP a todas as edições do curso Nestlé de Atualização em Pediatria direcionados a pediatras, desde a sua criação no ano de 1956. A última edição de nº 71 deste curso foi realizada em 2021.
Conclusões/Considerações Foi identificado uma relação historicamente sólida entre a SBP e uma das maiores corporações transnacionais produtora de alimentos no mundo, a Nestlé. Processo que se mostra vantajoso para o interesse de ambas e perpetua-se até os dias de hoje. A sobreposição da imagem da indústria com a entidade e legitimada por ela, contribuiu para a consolidação da sua marca e produtos perante a população brasileira às custas dos interesses coletivos.
|