Sessão Assíncrona


SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41679 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA O OBSERVATÓRIO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
AVÂNIA DIAS DE ALMEIDA - UFRN, HENRY WALBER DANTAS VIEIRA - UFRN


Apresentação/Introdução
A coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, vinculada a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande, possui sistemas de informação que geram densos bancos de dados, muitos em formato de ilhas, que dificultam a análise e tomada de decisão. Para reverter esse cenário, entrou na agenda da Coordenação a implantação de um Observatório para consolidar e monitorar esses dados.


Objetivos
Responder quais dados mínimos delineia um Observatório para a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela percepção dos gestores e servidores das áreas técnicas, visando qualificar o processo de implantação, e consequente à tomada de decisão.

Metodologia
Trata-se de um estudo com abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados documental e secundários nas bases de dados dos sistemas disponíveis da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Visando atender os objetivos da pesquisa foi escolhida a técnica de Grupo Focal como parte da coleta de dados por meio de interação em grupo, na busca por conformar pela visão dos trabalhadores da área quais dados são essenciais. De forma complementar, será utilizado uma ferramenta de business intelligence, para organização dos dados e disponibilização de dashboards que possam disparar o processo de implantação do espaço virtual do Observatório.

Resultados
Como resultado preliminar a pesquisa demonstrou o potencial do uso dos bancos de dados, oriundos dos sistemas de informação existentes, a serem explorados em favor da modernização do processo decisório no âmbito da gestão do trabalho e da educação na saúde. Ademais, a mudança no processo de trabalho da Coordenação quanto a gestão de dados, favoreceu o desenvolvimento de dashboards, e a partir disso, possibilitou gestores e demais servidores das áreas técnicas acessarem as informações sobre a movimentação da rede, com possibilidade de visualização de painéis gráficos de fácil compreensão, em tempo real, e acessível também a smartphones.

Conclusões/Considerações
O Observatório da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi implantado a partir da percepção dos gestores e servidores quanto às principais demandas que as áreas técnicas precisam responder. Esta pesquisa abre caminhos para organização e disseminação das informações, tendo como pilar estruturante à tomada de decisão baseada em evidências, oportunizando a qualificação do debate nas rodas de decisão, bem como na Mesa de Negociação.