SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41336 - PAREAMENTO ENTRE BANCOS DE DADOS PARA A QUALIFICAÇÃO DA CAUSA BÁSICA DE MORTE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE MORTALIDADE MILENNA WILD GUIMARÃES - UFBA, THAIS MARA DIAS GOMES - UFBA, JOÃO FIGUEREDO - SUIS, ELIENE DOS SANTOS DE JESUS - UFBA, BIANCA BONFIM - SUIS, JESSIDENIS LEAL - SUIS, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DE SOUSA - SUIS, HUMBERTO LAGO LIVRAMENTO - UFBA, JOSELITO ANDRADE - SUIS, VANDA MARIA DOS SANTOS - SUIS
Apresentação/Introdução Dado o crescente número de óbitos classificados com Códigos Pouco Úteis Prioritários (CPUPs) durante a pandemia de COVID-19, faz-se necessário um processo investigativo a fim de conhecer a verdadeira causa de morte e qualificar os dados do SIM.O e-SUS Notifica se tornou um sistema auxiliar do processo de investigação por conter registros dos casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus.
Objetivos Investigar óbitos registrados com CPUPs nas Declarações de Óbito (DOs), encerrados no e-SUS Notifica com COVID-19 detectável, no ano de 2021, para a qualificação do SIM.
Metodologia Foi realizada análise estatística descritiva do pareamento entre registros de óbitos com causas básicas (CB) inespecíficas no SIM (jan/dez 2021), ocorridos no município de Salvador, conforme a lista de códigos CID-10 do GBD-2015, e e-SUS Notifica (nov 2020/jan 2021), com as variáveis “Classificação final 1- Confirmado Laboratorial" e “Resultado do Teste 1- Positivo”. Também foram analisados os campos ”Data de óbito” do SIM e “Data do teste” presente nos registros do e-SUS Notifica, somada a busca ativa nos sistemas para confirmação. Os óbitos decorrentes de causas externas e com resultado do exame “não detectável”, “inconclusivo”, “não reagente” foram descartados.
Resultados Foram identificados 322 que atendiam aos critérios de elegibilidade do estudo. Dos óbitos com COVID-19 detectável e data de óbito próxima a data do exame laboratorial, 93 foram certificados e recodificados para CID B32.4 U07.1 (COVID-19 detectável) e 5 alterados para CID B94.8 U09.9 (sequela de COVID-19). Apenas 4 óbitos já possuíam menção à COVID-19 dentro da cadeia de eventos e 18 óbitos foram descartados por não preencherem os critérios de elegibilidade. Os 202 óbitos restantes seguem em processo investigativo. A proporção de mudança da CB foi de 30,4%.
Conclusões/Considerações A análise sugere que o crescimento do número de óbitos por CPUP pode estar relacionada a subnotificação da COVID-19. Tal dado reflete a inobservância às recomendações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para a codificação do óbito e reforça a necessidade de conscientização dos profissionais para o preenchimento adequado das DOs. Ademais, a linkage demonstrou ser uma estratégia viável para a qualificação do óbito.
|