SA12.7 - VIGILÂNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41213 - QUALIDADE DAS ESTATÍSTICAS DE MORTALIDADE: LINKAGE ENTRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE MORTALIDADE (SIM) E SIVEP-GRIPE EM SALVADOR – BA, 2021 ELIENE DOS SANTOS DE JESUS - UFBA/ISC/SMS, THAIS MARA DIAS GOMES - UFBA/ISC/SMS, JOAO BATISTA VIEIRA FIGUEREDO - SMS, JESSIDENES TEIXEIRA DE FREITAS - UFBA/ISC/SMS, BIANCA FRANCA BONFIM - SMS, VANDA MARIA ANSELMO DOS SANTOS MACHADO - SMS, IGOR BITTENCOURT SANTOS - SMS, JOSELITO RAMOS DE ANDRADE - SMS
Apresentação/Introdução O Ministério da Saúde periodicamente solicita avaliação da mortalidade por causas inespecíficas registradas no Sistema de Informações sobre Mortalidade. Reduzir os óbitos por essas causas é um desafio à sua qualificação. O registro de mortes com Código Pouco Úteis Prioritários (CPUP) dobrou de 2019 para 2021, dificultando a exatidão da mortalidade por COVID-19, possivelmente subestimadas.
Objetivos Qualificar as estatísticas sobre mortalidade por COVID-19 em Salvador, ano de 2021; investigar os óbitos com CPUP no SIM com encerramento por óbito no SIVEP-Gripe.
Metodologia Linkage realizado por pareamento com pares perfeitos de variáveis chave - nome do falecido, nome da mãe e data de nascimento - entre SIM (jan a dez/2021) e Sivep-gripe (nov/2020 a dez/2021). População composta por 406 óbitos com causas básicas inespecíficas, oriundas do SIM, conforme a lista de códigos CID-10 do GBD-2015 e encerradas no SIVEP-Gripe como óbito no bloco de conclusão. A investigação demandou análise dos campos “CLASS FINAL”, “CRIT DE ENCERR” e data do exame no SIVEP-Gripe, assim como busca ativa no sistema para confirmação. A investigação seguiu os protocolos da Vigilância do Óbito com base nos documentos oficiais. Foi utilizada análise estatística descritiva.
Resultados Dos 406 óbitos da linkage entre os sistemas se observou campo “CLASS FINAL” com 6 óbitos SRAG por Influenza; 4 SRAG por Rinovírus; 17 SRAG por Outros Vírus; 265 com SRAG não especificado; e destaco 114 com SRAG por COVID-19. Após busca ativa e análise do Sivep-gripe se verificou inconsistência em 72 encerramentos. Até o momento foram certificados e recodificados 108 óbitos que constavam como CPUP no SIM destes, 85 óbitos foram alterados para B34.2 U07.1 (SRAG por COVID-19/lab). Há 94 óbitos aguardado certificação e 191 seguem o processo de investigação por falta de elementos que alterem a causa básica. Situações como causa externa e sequela de COVID-19 foram mantidas as codificações.
Conclusões/Considerações Após linkge do SIM com Sivep-gripe, estimasse que a carga da doença COVID-19 em Salvador nas estatísticas vitais oficiais provavelmente foi subestimado em pelo menos 1,25% em 2021. Deve-se considerar que os óbitos por SRAG encerrados sem vírus identificado precisam de aprofundamento nas investigações, pois esse excesso de morte ocorrido na pandemia provavelmente tenha relação com a COVID-19.
|