Sessão Assíncrona


SA12.6 - EPIDEMIOLOGIA, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44603 - A AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENTRE ANTIRETROVIRAIS E ANTITABÁGICOS NO MANEJO DO TABAGISMO EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
ANA AMÉLIA NASCIMENTO DA SILVA BONES - UFCSPA; ISCMPA, GABRIEL SELLA - UFCSPA, MARLI BONATTI COLLE - HOSPITAL VILA NOVA, AIRTON TETELBOM STEIN - UFCSPA E GHC


Apresentação/Introdução
A morbimortalidade das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA) diminui com início precoce universal de antirretrovirais (ARV), para tanto, a Atenção Primária à Saúde (APS) inova com o papel de prescritor. Mas, existem outros manejos a serem adotados na APS para diminuir a morbimortalidade, como cessar o tabagismo, pois PVHA fumantes têm maior probabilidade de desenvolver doenças associadas ao tabaco.

Objetivos
Analisar as interações medicamentosas entre ARV e medicações antitabágicas para o manejo do tabagismo em PVHA no contexto da APS.

Metodologia
Revisão criteriosa da literatura sobre os medicamentos antitabágicos indicados para cessar o uso de tabaco e os ARV prescritos no Brasil no site PUBMED e Bireme. Investigação criteriosa no site de Interações Medicamentosas: https://www.hiv-druginteractions.org/checker sobre as possíveis interações medicamentosas e dados alimentados em planilha de Excel. Analise dos dados e identificação dos esquemas antitabágicos (Nicotina, Bupropiona, Nortriptilina, Vareniclina, Venlafaxina¸ Citalopram) possíveis de serem empregados em PVHA conforme os 25 diferentes ARV em uso no Brasil.

Resultados
Nicotina e Vareniclina não têm interações com ARV. Bupropiona tem 6(25%) possíveis interações:Tenofovir/Lamivudina, Efavirenz, Nevirapina, Ritonavir, Ritonavir/Lopinavir e Fosamprenav). Nortriptilina tem 2(8%) possíveis interações: Atazanavir e Ritonavir/Lopinavir e 4(16%) interações fracas: Darunavir, Fosamprenav e Ritonavir. Venlafaxina e Citalopram têm 3(12%) possíveis interações: Tipranavir, Atazanavir e Ritonavir/Lopinavir e interações fracas:8(32%) Tenofovir/Lamivudina/Efavirenz, Etravirina, Efavirenz, Nevirapina, Ritonavir, Ritonavir/ Lopinavir, Darunavir e Fosamprenav. E, a Paroxetina tem 5(20%) possíveis interações Atazanavir, Ritonavir/Lopinavir, Darunavir, Fosamprenav e Ritonavir.

Conclusões/Considerações
A APS tem potencializado o seu papel de coordenação do cuidado das PVHA, e a conscientização do parar de fumar e prescrever ARV estão nas suas competências. Com o domínio das interações os profissionais ficam mais confiantes em prescrever e garantir a integralidade do cuidado na APS. Ainda, podem refletir na entrada da Vareniclina no esquema fornecido pelo sistema público nos programas nacionais de cessar tabagismo, em especial para as PVHA.