Sessão Assíncrona


SA12.6 - EPIDEMIOLOGIA, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42782 - DETECÇÃO DIGITAL DE DOENÇAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.
POLIANA HILÁRIO MAGALHÃES - SVSRJ, LUCIANA DE ALMEIDA PINTO - SVSRJ, NATHALIA DE ALMEIDA PAIVA PINTO GOULART - SVSRJ, AMANDA PEREIRA ESPINDOLA - SVSRJ, KAROLINE MOREIRA DUFFRAYER - SVSRJ, CAIO LUIZ PEREIRA RIBEIRO - SVSRJ, MARCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - SVSRJ, LUCIANA FREIRE DE CARVALHO - SMSRJ


Período de Realização
Levantamento realizado em junho de 2022.

Objeto da experiência
Experiência municipal na utilização das principais ferramentas utilizadas para Detecção Digital de Doenças (DDD).

Objetivos
Descrever categoricamente as principais ferramentas para DDD do município do Rio de Janeiro que fazem parte das rotinas dos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Rio).

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência sobre as principais plataformas de notícias utilizadas para DDD no MRJ. Foram selecionadas 13 fontes geradoras de notícias utilizados pelos membros da equipe CIEVS Rio e pela equipe de Unidade de Resposta Rápida (URR).

Resultados
Todas as plataformas selecionadas apresentaram potencial utilização no MRJ e já fazem parte das rotinas do CIEVS Rio nos últimos anos. As principais fontes de notícias utilizadas são: 01 plataforma de APP de mídias sociais; 09 sistemas de informações (agregadores de notícias); 02 observatórios de desastres; 01 grupo de WhatsApp. Além da investigação de rumores em meio digital, a equipe de resposta rápida realiza vigilância passiva para alerta da ocorrência de surtos e epidemias no território.

Análise Crítica
Ferramentas que usam informações publicamente disponíveis e unificam estas fontes para detecção precoce de rumores e, são instrumentos práticos para inteligência em saúde pública. A análise massiva de dados com a utilização de filtros e painéis, através da inteligência artificial tornam a investigação epidemiológica mais oportuna, além de instigar o interesse público e sensibilizar os sanitaristas nos pilares clínico, estatístico e social.

Conclusões e/ou Recomendações
A DDD se apresenta em expansão e aproveita o movimento da sociedade em rede para a identificação oportuna de ameaças à saúde pública. No âmbito de pesquisas ou serviços relacionados ao SUS, a prevenção de emergências de saúde pública aponta soluções possíveis para detectar, contextualizar, analisar, avaliar e compartilhar informações para uma ação rápida através das mídias.