Sessão Assíncrona


SA12.6 - EPIDEMIOLOGIA, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40142 - UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PESQUISAS GLOBAIS EM CHIKUNGUNYA
MARIA DE FÁTIMA EBOLE SANTANA - FIOCRUZ, LAURA DE AZEREDO SANTOS - FIOCRUZ, 3. MARCIO SACRAMENTO DE OLIVEIRA - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A Chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos (A. aegypti e o A. albopictus) que causa febre e artralgia debilitantes em humanos cujas dores articulares podem durar meses ou anos. A partir de 2013, com sua expansão no Caribe e, em 2014, nas Américas, o vírus passou de sua relativa obscuridade para se tornar uma ameaça global à saúde pública afetando milhões de pessoas no mundo.

Objetivos
Analisar as tendências científicas sobre a Chikungunya nos últimos dez anos em termos de produção científica, países, instituições, áreas de pesquisa e agências financiadoras, assim como, avaliar a rede de colaboração entre os principais países.

Metodologia
Os métodos bibliométricos e análise de rede foram utilizados para avaliar a contribuição científica mundial relacionada a Chikungunya com o viés da Vigilância em Saúde no recorte temporal de 2010 a 2021. As publicações, artigos e revisões, foram recuperadas da base de dados Web of Science, utilizando o campo Tópico e tendo como principais operadores de busca os termos “Chikungunya”, “Health surveillance”, o que resultou na seguinte estratégia de busca: (TS=((Chikungunya OR CHIKV))) AND TS=((Arbovir* OR Epidemi* OR “Health surveillance” OR Vector*))”. Após, os registros obtidos foram baixados, integrados, limpos, padronizados e analisados utilizando-se os softwares Vantagepoint® e Vosviewer®.

Resultados
Recuperou-se 3.627publicações, revelando um aumento abrupto a partir do ano de 2014. Cinco principais países configuram este cenário: EUA, Brasil, França, Índia e Reino Unido. O Brasil destaca-se como o país com maior produção científica da América Latina. Dentre as principais instituições de pesquisa estão o Instituto Pasteur, a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento francês. As áreas de pesquisa predominantes são: Doenças Infeccionas, Medicina Tropical e Parasitologia. Identificaram-se 10 agências financiadoras, sendo metade norte-americanas. Quanto ao mapa de relações entre países, nota-se que os EUA e a França são os principais colaboradores do Brasil.

Conclusões/Considerações
Esta análise ofereceu uma visão sobre a tendência do conhecimento desenvolvido pela pesquisa da Chikungunya e mostrou que: se formou uma ampla rede de colaboração internacional refletindo os esforços internacionais de pesquisa colaborativa para o tema; apenas alguns países tiveram papel fundamental na geração e disseminação de conhecimento científico; o Brasil contribuiu notadamente para pesquisas sobre manifestações clínicas da Chikungunya.