SA12.6 - EPIDEMIOLOGIA, DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
38715 - PREVALÊNCIA DE ERROS DE IMUNIZAÇÃO COM EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BIANCA RABELO DE OLIVEIRA - UFSJ, LAÍS OLIVEIRA DE MORAES TAVARES - UFSJ, RENÊ OLIVEIRA COUTO - UFSJ, MARLA ARIANA SILVA - UFSJ, JÚLIA CORDEIRO ARIS DE CARVALHO - UFSJ, NOELLE CRISTINA DE JESUS SOUZA - UFSJ, BÁRBARA SAMELYNE DE OLIVEIRA MELO - UFSJ, GABRIELA GONÇALVES AMARAL - USP, ELIETE ALBANO DE AZEVEDO GUIMARÃES - UFSJ, VALÉRIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA - UFSJ
Apresentação/Introdução A imunização é uma ação efetiva e está entre as melhores em relação ao custo-benefício, promoção de saúde pública e qualidade de vida da população. Nos últimos anos, discussões e estudos envolvendo erros vêm sendo publicizados em diversos países, por ser um dos principais fatores que favorecem o surgimento de Eventos Adversos Pós Vacinação - EAPV leves, moderados ou até fatais.
Objetivos Revisar a literatura de forma sistemática acerca da ocorrência de erros de imunização com eventos adversos pós vacinação.
Metodologia Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, dividida em sete etapas. A questão de estudo foi norteada com base na estratégia PECO e definida como: Qual a prevalência de erros de imunização com eventos adversos pós vacinação? Para a recuperação dos artigos potenciais, foram realizadas buscas sistemáticas em sete bases de dados eletrônicas e considerados como critérios de inclusão estudos primários realizados em qualquer ambiente de saúde, além de análises retrospectivas em sistemas de informação e/ou eventos adversos pós vacinação. A avaliação do risco de viés para os estudos incluídos foi realizada utilizando a ferramenta Appraisal for Cross-Sectional Studies.
Resultados Foram recuperados um total de 1.675 registros. Após a leitura completa dos estudos pré selecionados, 12 foram incluídos na amostra final. Do total de artigos incluídos na revisão cinco (41,7%) possuem origem nacional, cinco (41,7%) dos Estados Unidos, um (8,3%) de Taiwan e um (8.3%) da Índia. Os artigos analisados permitiram apontar para o erro de imunização a partir de 2002, entretanto, a maior concentração de artigos foi nos anos de 2020 e 2021 (41,7%). A prevalência de erro de imunização com EAPV combinada foi calculada em 0,52/100.000 doses. Dentre os EAPV graves oriundos de erro de imunização destaca-se a incidência de abscesso quente e um óbito por utilização de diluente errado.
Conclusões/Considerações Este estudo contribui para demonstrar que foram poucos os casos de eventos adversos associados aos erros de imunização. Entretanto, a baixa qualidade metodológica dos estudos e a falta de dados epidemiológicos precisos, podem não refletir a real prevalência dos erros de imunização com Eventos Adversos Pós Vacinação. É necessário a realização de estudos mais robustos que utilizem amostras representativas e com baixo nível de viés.
|