SA12.5 - EPIDEMIOGIA, DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44652 - PARA ALÉM DE UMA RODA DE CONVERSA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA JANAÍNA PAULA COSTA DA SILVA - UFU, VELÚNIA AFONSO TRISTÃO - UFU
Período de Realização Atividade realizada no dia 08/04/2022 entre 14 e 15 horas e 30 minutos.
Objeto da experiência Evento sobre promoção da saúde, para os usuários adscritos em uma Estratégia de Saúde da Família em comemoração ao dia Mundial da Atividade Física.
Objetivos Reforçar a importância da prática de atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares e demonstrar práticas, que podem ser realizadas no dia-a-dia. Divulgar práticas/ações ofertadas pela Unidade Matricial de Saúde, para estimular a participação contínua da população adscrita.
Metodologia O evento “Prosa sobre um trem bom demais para nossa saúde – Respira e vem!” ocorreu na Praça Leontina Gonçalves do Nascimento, em Uberaba/Minas Gerais no dia 08/04 à tarde. Foram realizadas: Roda de conversa sobre o benefício da prática de atividade física para a prevenção de doenças cardiovasculares; Dinâmica da batata quente com perguntas sobre o tema; Demonstração de uma prática de Yoga, com exercícios básicos e de controle da respiração que podem ser realizados no cotidiano.
Resultados Ao avaliar a adesão dos participantes (35 usuários, sendo que o esperado era público de 30), entre os quais estavam idosos, cadeirantes, adultos (inclusive pacientes em tratamento em saúde mental na atenção secundária), observou-se que o vínculo da equipe com a comunidade, que se mostrou interessada em participar, segue forte após dois anos sem ações desse tipo. Cabe mencionar que as atividades também foram enriquecedoras para os acadêmicos, na perspectiva da Educação Popular em Saúde.
Análise Crítica Propor ações em grupo (mestranda e enfermeira da equipe, estagiários de terapia ocupacional, equipe da estratégia de saúde da família e professora), junto à comunidade na perspectiva da Educação Popular em Saúde, com a participação ativa é fundamental para a construção do conhecimento genuíno capaz de levar a reflexão e mudança de comportamentos. É estimulante ver o envolvimento dos usuários, principalmente quando compartilham suas histórias (êxitos e fracassos) sobre atividade física em grupo.
Conclusões e/ou Recomendações Desconstruir a lógica curativista é função dos próprios profissionais da Atenção Primária à Saúde. Ao fazer ações desse tipo é uma iniciativa que precisa se tornar frequente. Mudanças de hábitos são possíveis com educação em saúde efetiva. Faz-se urgente a utilização de metodologias diversificadas, com equipe multiprofissional e ações intersetoriais para promover a saúde e fortalecer redes de apoio dentro da própria comunidade.
|