SA12.5 - EPIDEMIOGIA, DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44479 - O REGISTRO DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS EM PRONTUÁRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A CONTINUIDADE DA INFORMAÇÃO EM DUAS UBS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS (MS) GABRIELA RIEVERES BORGES DE ANDRADE - UFGD, ELENICE MACHADO DA CUNHA - EPSJV/FIOCRUZ, BARBARA YUMI BRANDÃO SAKANE - UFGD, JÚLIA MEDEIROS - UFGD, FRANCIELLY MARIANO BARROS - UFGD, JOSÉ MUNIZ DA COSTA VARGENS - ENSP/FIOCRUZ, MARCIO CANDEIAS MARQUES - EPSJV/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Através da aplicação da Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal (MAVIL) foram levantados dados sobre as dimensões que compõem o conceito de vínculo longitudinal: reconhecimento da unidade básica de saúde como fonte regular de cuidados; relação interpessoal profissional/paciente; e continuidade da Informação. Este trabalho discute resultados preliminares da terceira dimensão: continuidade da informação.
Objetivos Apresentar resultados preliminares sobre o registro de aspectos psicossociais em prontuários.
Metodologia Foram revisados 124 prontuários de duas UBS de um município de grande porte do interior do Mato Grosso do Sul, em novembro de 2021. O período observado foi de dois anos. Foram Enquanto um estudo de caso, os resultados possibilitarão levantar questões sobre os registros de aspectos psicossociais, um dos critérios da dimensão Continuidade Informacional da MAVIL.
Resultados Para o período analisado, não foram encontrados registros de aspectos psicossociais, excetuando registro de escolaridade, em 62% dos casos. Na UBS A, em 32% dos prontuários não foram encontrados registros de aspectos psicossociais. Na UBS B, esta porcentagem foi de 77%. Os termos mais encontrados nos registros foram "Covid", "ansiedade" e "medicação".
Conclusões/Considerações Para a atenção primária é fundamental o acompanhamento e o registro das condições psicossociais dos pacientes. Observou-se que, de modo geral, os registros encontrados são bastante pontuais e que houve diferença relevante na presença desses registros entre as unidades pesquisadas. Esses achados, preliminares, indicam que é preciso o aprofundamento das discussões sobre os registros em prontuários na atenção primária.
|