Sessão Assíncrona


SA12.5 - EPIDEMIOGIA, DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44359 - PREVENÇÃO DE DIABETES E INFECÇÃO URINÁRIA NA GESTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO INTEGRATIVO
MARIA FERNANDA FONTES DE PAULA CASTANHO - UNINASSAU/UNESC, REGINA KEIKO SATO MIZUNO FILHA - UNINASSAU/UNESC, GABRIELL HENRIQUE RIEDI BEATTO - UNINASSAU/UNESC, IASMIM LUISA BATISTA GONÇALVES - UNINASSAU/UNESC, MIRIAM DE ANDRADE BRANDAO - EMCM/UFRN, JANAINA LUCIO DANTAS - UFCG, EULAMPIO DANTAS SEGUNDO - EMCM/UFRN, TAYNÃ CAROLINE BONI - UNINASSAU/UNESC, AUDREY VINICIOS ANTUNES TAVARES - UNINASSAU/UNESC, LUCAS DA CRUZ FARIAS - UNIC


Período de Realização
27 de novembro de 2021.

Objeto da experiência
Divulgar as principais complicações do diabetes e infecção urinária durante a gestação, prevenção e diagnóstico precoce à população em Pré-Natal.

Objetivos
Promover a divulgação das complicações que afetam a saúde materno-fetal à suscetibilidade de infecção urinária (ITU) e diabetes na gravidez de modo a sensibilizar e motivar a realização de autocuidados para prevenção e o diagnóstico precoce, a fim de reduzir a morbimortalidade materno-infantil..

Metodologia
A educação em saúde foi organizada de modo online pelos acadêmicos de medicina, devido a pandemia e o fator de risco da população alvo, a fim de assistir ao grupo de gestantes da AMAS (Associação Metodista de Ação Social) de Vilhena. A apresentação foi realizada em formato de slides com informações e imagens didáticas a fim de esclarecer a definição, sintomatologia, complicações e a prevenção da diabetes e ITU na gestação, sendo posteriormente selecionado momento para dúvidas e relatos.

Resultados
A ação recebeu boa adesão dentre as gestantes do grupo selecionado, sendo abordado a respeito da diabetes e ITU na gestação: conceito, predisposições, sinais e sintomas, prevenção e a importância, incentivando-se o fortalecimento do vínculo com a Unidade Básica de Saúde para diagnóstico e acompanhamento adequado no período gestacional. As gestantes e mães presentes demonstraram-se replicadoras de informações em seu núcleo familiar e pessoal, afirmando assimilar a temática de modo proveitoso.

Análise Crítica
Salienta-se que apesar de cumprido o objetivo do projeto, devido ao compartilhando de informações da área da saúde e sensibilização da população alvo, o grupo de gestantes selecionado se limitava a 25 mulheres, desse modo observa-se que a população de gestantes em Vilhena ainda necessita fortalecer ações de educação em saúde coletiva a fim de proporcionar maior compreensão e cuidado frente ao diabetes e ITU na gestação de modo a reduzir significativamente a morbimortalidade materno-infantil.

Conclusões e/ou Recomendações
O projeto social gerou resultado favorável e impacto social positivo. As gestantes sentiram-se acolhidas e dispostas a participarem continuamente de outras ações voltadas à saúde coletiva. Portanto, por meio da educação em saúde, pode-se impactar positivamente a saúde pública. Portanto, a experiência aqui incentiva outras ações com objetivos semelhantes.