SA12.5 - EPIDEMIOGIA, DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43283 - PANORAMA DA OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: FERRAMENTA VIRTUAL INTERATIVA MICHELE GONÇALVES DA COSTA - INSTITUTO DESIDERATA, ANA CAROLINA ROCHA DE OLIVEIRA - INSTITUTO DESIDERATA, RAPHAEL BARRETO DA CONCEIÇÃO BARBOSA - INSTITUTO DESIDERATA
Período de Realização O Panorama foi elaborado e lançado em 2021 e 2022.
Objeto da experiência Panorama contendo dados de crianças e adolescentes por faixa etária, sexo e raça-cor a partir do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional-SISVAN.
Objetivos Apresentar dados do SISVAN por ferramenta dinâmica e interativa tornando-os acessíveis à sociedade, subsidiando a produção acadêmico-cientifica e favorecendo a tomada de decisão em saúde com vistas a apoiar a Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil-PROTEJA.
Metodologia A partir do download dos dados do SISVAN, foi desenvolvida uma ferramenta interativa que apresenta os resultados organizados por faixas etárias, gênero, raça-cor e território, hospedada no site panoramaobesidade.datapedia.info/. A categoria “excesso de peso” foi obtida pela soma dos valores de “risco de sobrepeso”, “sobrepeso” e “obesidade” para as classes nutricionais até 5 anos. Nas classes acima de 5 anos, refere-se à soma de "sobrepeso", "obesidade" e "obesidade grave".
Resultados Em 2020, no Brasil, 33% das crianças e adolescentes usuárias da Atenção Básica à Saúde apresentaram excesso de peso. O Ceará foi o estado com maior percentual registrado (39%). Nesse estado, o registro de crianças de 0 a 4 anos com obesidade foi de 11%, acima da média nacional no mesmo grupo (7%). Na faixa etária de 5 a 10 anos, cabe destacar o elevado percentual de obesidade grave (9%) principalmente entre meninos pardos, seguindo o padrão no país.
Análise Crítica Os dados apresentados no Panorama são provenientes da Atenção Primária a Saúde, e a coleta e inserção destes no SISVAN ainda é um desafio a ser superado para a formulação de políticas que respondam às necessidades da população. Apesar dos avanços na cobertura da Estratégia da Saúde da Família, o percentual de registros em 2020 sobre estado nutricional e consumo nutricional entre crianças e adolescentes no Brasil ainda é baixo: 15% e 3% respectivamente.
Conclusões e/ou Recomendações Frente à magnitude da obesidade, são necessárias políticas que orientem sobre sua prevenção, cuidado e manejo e, nesta perspectiva, o Panorama expõe a dimensão deste desafio. A ferramenta é uma significativa contribuição para as demandas tecnológicas atuais e cumpre, além de um papel técnico-operacional para a gestão e planejamento em saúde, função de instrumento de interlocução para um projeto nacional de democratização das informações.
|