Sessão Assíncrona


SA12.5 - EPIDEMIOGIA, DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40837 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: UM RELATO DE RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
NÁGILA TATIELLE ROCHA ABREU - ESP-CE, NATHALIA DA SILVA MARTINS - ESP-CE, DÉBORA BRENDA DA SILVA - ESP-CE, JEFFERSON GOMES DA SILVA - ESP-CE, SABRINA FERREIRA DA SILVA - SMS-CAUCAIA-CE, CAROLINE MARY GURGEL DIAS FLORÊNCIO - UFC


Período de Realização
Outubro de 2021.

Objeto da experiência
Educação em saúde na atenção primária à saúde (APS) para conscientização acerca do câncer de mama.

Objetivos
Descrever uma ação educativa voltada à prevenção do câncer de mama em um grupo de atividade física de mulheres.

Metodologia
Estudo descritivo, mediante a vivência de profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde no Ceará. A ação foi baseada no Arco de Maguerez e a abordagem do tema e a interação com o público-alvo se deram por meio de acolhimento, de apresentação da equipe de saúde, de aplicação das dinâmicas “ouça o especialista” e “ouça o que as mãos falam” e de roda de conversa com os temas: Movimento Outubro Rosa, os sinais/sintomas do câncer de mama, o diagnóstico precoce e a importância do autocuidado.

Resultados
Participaram da atividade um grupo de 19 mulheres com idade superior a 35 anos, que se mostraram interessadas e participativas, dando depoimentos e indagando a equipe sobre a patologia em questão. O feedback de participação e envolvimento das mulheres foram muito satisfatórios, tendo em vista o engajamento delas nas dinâmicas propostas.

Análise Crítica
As ações educativas sobre o câncer de mama na APS são uma tentativa de assegurar qualidade na atenção à saúde da mulher, sendo, por tanto, uma proposta político pedagógica que busca promover melhoria da atenção à saúde, prevenindo doenças e estimulando a participação da população. Esse modelo de ação abordou eixos fundamentais preconizados na atenção básica: a promoção de saúde e a interação ensino-serviço-comunidade, mas ainda precisa melhorar a adesão dos profissionais de saúde do serviço.

Conclusões e/ou Recomendações
Observou-se a necessidade da participação da equipe multiprofissional na comunidade para, dentre outras coisas, estabelecer relação mútua de conhecimentos entre população-profissional. Desse modo, é mister tornar o processo de educação em saúde contínuo e participativo, onde os profissionais de saúde possam interagir com a comunidade e proporcionar, de forma consciente, a prevenção precoce de cânceres.