SA12.4 - EPIDEMIOLOGIA, VIOLÊNCIA E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43059 - CONEXÃO SEM VIOLÊNCIA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE VÍDEOS VOLTADOS À PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET JULIANA MARINS REEVE - IFF/FIOCRUZ, SUELY FERREIRA DESLANDES - IFF/FIOCRUZ, CLÁUDIA VALÉRIA CARDIM DA SILVA - UERJ, TIAGO COUTINHO - ENSP/FIOCRUZ, BÁRBARA MORAIS SANTIAGO FREITAS - IFF/FIOCRUZ, ROBERTA M. D. FLACH - CBMERJ, TAIZA R. FERREIRA - IFF/FIOCRUZ, LUIZ FELIPE GRANADO - UFF/PIBIC/FIOCRUZ
Período de Realização Os vídeos foram produzidos e submetidos à avaliação de pares entre outubro de 2021 a maio de 2022.
Objeto da experiência Produção de vídeos e outros materiais comunicacionais de prevenção à violência contra crianças e adolescentes na internet voltados para pais e educadores.
Objetivos Apresentar o processo de criação de três vídeos e outros materiais comunicacionais para a prevenção à violência na internet, de três eixos temáticos: vazamento de nudes, brincadeiras perigosas e castigos físicos. Almeja refletir as estratégias usadas para adequação do material ao público-alvo.
Metodologia Após análise do acervo do projeto de pesquisa “Internet: espaço de disseminação e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes”, os roteiros dos materiais de prevenção foram criados pela equipe de pesquisa. Realizamos um seminário com especialistas, instituições parceiras e jovens, e os roteiros revistos a partir das sugestões. Equipe de arte produziu os vídeos. A 1a versão dos materiais foi apresentada em grupos focais formados pelo público-alvo, orientando mudanças nos vídeos.
Resultados Os vídeos criados tiveram como título 1) Educar sem Violência; 2) Compartilhar conteúdos íntimos sem consentimento é violência é crime; 3) Brincadeiras Perigosas, compõem a série “Conexão sem Violência: Crianças e Adolescentes na Internet”. O material produzido será disponibilizado em redes sociais digitais, escolas, etc. A estrutura dos vídeos em geral contemplaram uma situação problema, debate e reflexão. Além de algumas informações úteis sobre como lidar com a violência abordada.
Análise Crítica A formação multidisciplinar do grupo de pesquisa tornou o processo de análise extremamente prolíficas. Os seminários possibilitaram o encontro com experiências já consolidadas sobre os temas, auxiliando na adequação de vocabulário, na definição de público alvo e identificar quais abordagens ainda eram pouco exploradas. A pré-análise do material, realizada pelos grupos focais apontou para críticas que possibilitaram a reestruturação do material visando tornar a mensagem mais clara para o público alvo.
Conclusões e/ou Recomendações As discussões no grupo de pesquisa que reúne docentes e discentes, os seminários e o grupo focal foram essenciais para a construção de um material mais adequado culturalmente ao público ao qual se destina. Desejamos também avaliar o material final produzido a partir das interações após sua divulgação.
|