Sessão Assíncrona


SA12.4 - EPIDEMIOLOGIA, VIOLÊNCIA E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41643 - DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA EVITAR A PERDA DE SEGUIMENTO NA PESQUISA “NASCER NO BRASIL II” - FOLLOW UP SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
BHEATRIZ DA COSTA DINIZ OLEGÁRIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, FACULDADE DE ENFERMAGEM, RUA BOULEVARD 28 DE SETEMBRO, VILA ISABEL, 20551030, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, TATIANA HENRIQUES LEITE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL, RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 8º ANDAR, QUADRAS D E E, MARACANÃ, 20559900, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, EMANUELE SOUZA MARQUES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL, RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 8º ANDAR, QUADRAS D E E, MARACANÃ, 20559900, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, MARCOS PEREIRA NAKAMURA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA, AV. RUI BARBOSA, 716, FLAMENGO, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, MARIA DO CARMO LEAL - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, AV. LEOPOLDO BULHÕES, 951, 8º ANDAR, BONSUCESSO, 21041210, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, MARÍLIA ARNDT MESENBURG - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, AV. LEOPOLDO BULHÕES, 951, 8º ANDAR, BONSUCESSO, 21041210, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL


Período de Realização
O contato com as participantes da pesquisa acontece desde fevereiro e deve durar até junho de 2023.

Objeto da experiência
Trata-se de uma coorte perinatal chamada “Nascer no Brasil II” que possui dois seguimentos.

Objetivos
O segundo follow up objetiva estimar a prevalência de violência obstétrica percebida por mulheres que tiveram parto ou sofreram um aborto. O objetivo deste relato de experiência é expor desafios e as alternativas encontradas para minimizar a perda de seguimento dessas mulheres.

Metodologia
Para evitar perdas de seguimento, utilizou-se algumas estratégias: 1) utilizar diferentes formas de captar a mulher por telefone (celular, residencial, companheiro, familiar), assim como e mail e redes sociais; 2) ligar diversas vezes e em horários diferentes para realizar a entrevista; 3) entrar em contato por app de mensagens e oferecer o questionário para auto-preenchimento através de um link;4)utilizar os dados coletados na maternidade para estabelecer um vínculo.

Resultados
Como resultado, estamos conseguindo resgatar aproximadamente 60% da amostra do baseline utilizando as estratégias mencionadas. Mulheres que ofereceram maior quantidade de contatos tem maior probabilidade de serem entrevistadas. A maior parte das mulheres (55%) preferem participar da pesquisa através do link de autopreenchimento. Ainda assim, as ligações telefônicas continuam sendo uma forma importante de contato para mulheres com baixo acesso à internet.

Análise Crítica
As estratégias mencionadas foram criadas no planejamento da pesquisa e aprimoradas ao longo da realização do campo. Outras estratégias foram tentadas como a criação de uma rede social da pesquisa no intuito de estabelecer uma conexão com mulheres a partir da entrevista na maternidade. No entanto, além de trabalhosa, não se mostrou eficaz para prevenir perda de seguimento. Além disso, essa experiência tem desenvolvido habilidades como comunicação e persistência das entrevistadoras.

Conclusões e/ou Recomendações
Essas estratégias mencionadas estão sendo fundamentais para prevenir a perda de seguimento na pesquisa Nascer no Brasil II. Outras coortes podem utilizar essas ferramentas sem custos adicionais a pesquisa e com algum sucesso.